Eu fico contente pelo fato das pessoas estarem mais ativas no blog... fazendo suas perguntas e opinando. Sei q é mto dificil conseguir responder a todos mas na medida do possível vou postando algumas dicas que eu acho básico e fundamental para uma boa tatuagem.
Na postagem de hoje, falarei um pouco sobre as sombras com sumie, utilizando a mesma formula do post que eu falei sobre sumie para marcação.
Para quem tem pouca intimidade com este estilo ou mesmo para aqueles que não tem muita experiência, dá um certo nervosismo e insegurança na hora que está fazendo a tatuagem. Mas depois que se tem a experiência, tudo vai ficando mais claro.
Minha primeira experiencia com sombras feitas com sumie foi um desastre total! Achei que eu tinha escurecido demais e q tinha estragado a tatuagem do meu amigo. Orava todos os dias pedindo para que ele nunca mais aparecesse na minha casa mas depois de duas semanas ele voltou e para a minha surpresa, estava tudo muito claro... um alivio! Mas a tatuagem continuava feia.
Nesse exemplo ao lado, a vermelhidão da pele indica as áreas que vão ficar bem claras. É só pensar que, quanto mais escuro como nos cabelos, é porque o preto cobriu bem a pele e a vermelhidão não aparece, aonde está vermelho, é aonde tem o sumie bem claro. E, as áreas bem claras, são áreas que não tem pigmentação, por exemplo nos dentes e olhos que nesse caso, o brilho ou sensação do branco se dá pelo fato da pele estar aparecendo.
Eu ainda aconselho para quem não tem tanta experiência, fazer trabalhos pequenos e até em várias sessões, assim poderá ver o resultado daquilo que se fez na sessão anterior e determinar se pode ou não aumentar os valores das sombras nessa próxima sessão.
![]() |
Notem como os tons mudam depois de cicatrizado |
Mais um exemplo... Na primeira foto, a primeira sessão de um trabalho que eu fiz há um tempo atrás. Podem perceber a vermelhidão da pele, alguns tons bem escuros mas sempre sabendo que toda tatuagem perde um pouco após a cicatrização, por isso não podemos ter tanto medo assim se estiver o tom um pouco a cima do que queremos para o final.
Na segunda foto, depois de um mês, continuamos a sessão fazendo toda a parte de cima junto com os corvos. Podem reparar na caveira cicatrizada assim como a rosa. Tons claros e mais leve. Ja a parte de cima, toda avermelhada e novamente com os tons escuros, bem diferente da metade debaixo que cicatrizada, parece suave e homogênea.
Na terceira foto, toda a tatuagem praticamente cicatrizada depois de um mês. Todo homogêneo, suave e quem sabe ainda podendo mexer para aumentar alguns pequenos valores mas é importante se acostumar com esse tom escuro e avermelhado da pele durante o processo.
No vídeo abaixo, quis mostrar quantas vezes eu passo a máquina sobre a pele para poder ter valores iguais a esses trabalhos ai em cima. A máquina que eu estava usando era uma Micky Sharpz com 9 agulhas magnum. O sumie era o mesmo que eu mostrei no post sobre marcação com sumie. Um ponto importante é lembrar que quanto mais escuro, mais gotas dentro do batoque.
![]() |
Vermelho da pele com sumie |
O legal mesmo é comprar batoques grandes ou médios, encher com a água com sabão que voces usam durante o processo de limpeza da tatuagem, encha esses batoques e pense assim:
-Um batoque cheio com água e sabão com duas gotas de preto linha.
-Um batoque cheio com água e sabão com quatro gotas de preto linha.
-Um batoque cheio com água e sabão com sete gotas de preto linha.
E assim por diante. Ah, a quantidade de preto linha dentro do batoque com água e sabão, é por conta de cada tatuador, isso vai muito da experiência de cada um por isso, a quantidade de preto é apenas uma sugestão que deverá ser testada com todo o cuidado.
Bom, espero que curta e comentem sobre o post... Como eu já disse, aos poucos vou mostrando e comentando várias outras dicas.
Vamos estudar e evoluir 1% ao dia mas todos os dias!
Grande abraço a todos!
Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806
Lado B Estudio (11) 3476.1259