domingo, 2 de março de 2014

Neo Traditional Tattoo

Olá, Pessoa! Tudo bem?! Espero que sim!

Bom, estou aqui para falar de um estilo que muita gente vem perguntar o que é e até mesmo dar idéias de como compor. O Neo Traditional.

De vez em quando aparecem novos estilos, novas idéias mas, tem estilos que nunca deixaram de existir por isso não são considerados modismo. É o caso da Tattoo Tradicional, Old School como queiram, do Black and Grey e mais alguns poucos estilos que por mais que o tempo passe, são fodas de se ver e principalmente duráveis! Então nós temos dois pontos importantes na tatuagem: Beleza e Durabilidade!

Beleza se consegue estudando, desenhando, sendo criativo, etc
Durabilidade é o modo como se consegue fazer uma bela pigmentação para que dure a vida toda.

São dois pontos bem diferentes mas que quando juntas, torna algo maravilhoso.
É muito mas muito importante aprender os dois…
Desenho feito para cliente




Bom, quando eu comecei a tatuar, era o auge do NewSchool, título dado a nova geração de tatuadores que indiferente do estilo (tribal, oldschool, P&B, realismo, etc) eram chamados de Nova Escola (NewSchool) mas q pouco tempo depois, virou nome do estilo de tatuagem com cores vivas, traços grossos e distorções jamais usadas antes! 
Naquela mesma época eu ainda arrisquei juntar o NewSchool com desenhos tradicionais do Saylor Jerry mas confesso que ficou uma bosta! Acabei deixando pra lá e continuei com as distorções do new school mesmo!

Alguns anos atras numa convenção de Roma, conheci alguns trabalhos de alguns tatuadores que achei ser diferente por parecer tradicional mas ao mesmo tempo tinha elementos novos na composição. Tempos depois vim saber que se chamava Neo Traditional. O nome é bem explícito para querer explicar, não é? O Novo Tradicional que conheci na Europa
já estava por muitos países, inclusive no Brasil.

O primeiro tatuador que eu vi fazendo esse estilo que na época era pra mim desconhecido, se chama Lu’s Lips, alemão que trabalha no estúdio Loxodrom, acho que eu lembro dos seus trabalhos há pelo menos uns 7 anos… linhas incríveis…
Não estou dizendo que ele foi o primeiro não… na verdade eu sempre achei os trabalhos do Seth Wood Tattoo diferente dos tradicionais da época. 

O surrealismo é presente no estilo, raposas com cartolas, Corujas com monóculos, Gatos e Cachorros vestidos, mulheres com chapéus estranhos, barcos nas cabeças são idéias já montadas em muitas tatuagens feitas nesse estilo. Muitos apenas por estética mas também existem as idéias com sentidos particulares aonde dá-se para montar muitos elementos numa composição.


Desenho para cliente


Eu já li alguns artigos sobre o que é o Neo Traditional mas confesso realmente que todos teem sua interpretação piausível, por isso, vou tentar explicar da minha maneira:

O estilo nasceu na Europa na década passada e pela beleza das idéias, logo se espalhou para outros países. 
Um dos grandes mestres da arte Alfons Mucha, é sem duvida a maior referencia para dar um acabamento mais elegante e suavidade ao desenho enquanto isso, na tatuagem Sailor Jerry, Ed Hardy entre outro são a base principal para os desenhos de simplicidade como o tradicional é.


Já li em alguns artigos dizendo que o Neo traditional, ao contrário do Old School, tem que abusar das cores… eu discordo em termos! Porque aí seria uma regra dizer isso… eu acho que para ser um Neo Traditional real, temos que criar desenhos mais detalhados, com proporções reais, linhas elegantes e limpas. O Old quase sempre usa apenas uma linha para todo o trabalho sem variação no traço, no Neo usa-se variações de linhas, mas não engrossando e afinando mas sim linhas continuas que separam os elementos. As cores também pode-se buscar inspiração no Old, reduzindo a palheta para ficar algo mais sóbrio, diferente do NewSchool. 
Quase sempre, o estilo do desenho nos remete a época vitoriana e até o Steam Punk funciona muito bem nas composições do Neo, então também é um bom motivo para poder se inspirar nessas modas.




Rosas tradicionais e Ranunculus são flores bastante usadas nas composições, adagas, pássaros…. uma infinidade de objetos, flores, animais que podem ser usados nos desenhos permitindo ao tatuador criar verdadeiras obras de artes…  Eu particularmente curto criar os desenhos sem os significados para eu me sentir livre na hora de desenhar mas, confesso que eu tenho livros com significados para poder dar uma historia para a tatuagem. Saber o porque da raposa, das rosas, das velas, da caravela… dar sentido a tatuagem é dar uma magia a mais para se ter a tatuagem.

Para montar um desenho, eu busco uma base para o desenho, se for uma mulher eu busco imagens que tenha uma pose bacana, rosto com algum ar de superioridade, medo, elegância, sexy, sei la… e depois, encontrando elementos q componham esse desenho. Quase sempre a arte vai fluindo e surgindo com o empenho q vou dando ao desenho.
As vezes eu faço o desenho mais puxado para o realismo e outras vezes, tento deixá-lo mais limpo como o verdadeiro tradicional. Eu gosto de andar pelos dois estilos, depende do dia. Mas tanto o velho quanto o novo eu acho incríveis e desenhar nos dois estilos me deixa mais a vontade para poder brincar com os estilos podendo criar mais desenhos para criar cada flash.




Se eu puder dar um conselho para quem for entrar nesse estilo é: Estude bem as proporções de cada elemento, estude o desenho da cabeça, faça rostos proporcionais com traço bonitos, inspirem-se em desenhos que vocês acham foda e tentem captar os detalhes dos olhos, bocas, cabelos…. Usem tatuadores como Lu’s Lips, Seth Wood, Pari Corbitt, Mister P, entre outros para poderem se inspirar. 
Procurem muitas referencias de roupas, jóias, cabelos, elementos como relógios, xícaras, bússolas…. Animais como pássaros, ursos, raposas, lobos, pavões… 
As linhas teem por obrigação ficarem lindas… firmes… se a mão está tremendo na arte final, pratique e gaste muitas folhas… mas faça linhas descentes, um bom tatuador tem que ter no mínimo boas linhas. 

Espero ver novos desenhos aqui no Brasil no estilo Neo Traditional… ainda é novo por aqui mas acho que é um estilo que por mais q passe os anos, será sempre atemporal.

Otimo estudos a todos!! Evolua 1% ao dia, mas todos os dias!!!!





Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806





10 comentários:

Anônimo disse...

André, muito obrigada pelos esclarecimentos e dicas!
Sempre acompanho seu blog, você é uma grande referência.
Vou tentar praticar mais para melhorar as linhas, foi muito bom você falar isso pois nunca havia associado a idéia de que traçar o desenho várias vezes faria minha linha melhorar na tattoo. Muito obrigada!!

Clovis Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clovis Rodders disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clovis Rodders disse...

Primeiramente parabéns pelo blog, e principalmente pela caminhada, você é uma inspiração pra mim e pra muitos outros. "Neo Traditional", pra mim esse é o estilo mais belo no mundo da tatuagem. Muitos artistas que desenvolvem esse estilo são pra mim uma grande fonte de inspiração. Jean le Roux, Kid Kros, David Andrew, Brando Chiesa, Freulein Fux, Emile Rose, Jonathan Montalvo, Brando Quiesa, Sam Clark, Andrea Giulimondi, Sa Jin (que tem um estilo bem marcante, chapado), Shakey Pete, entre muitos outros. Tem outros artistas também que têm um estilo bem próprio, mas com uma quedinha pelo Neo, tipo é o David Tevenal. É um estilo que tá sendo muito difundido, pela mescla de talentos que hoje desenvolvem esse estilo fica difícil definir com clareza os detalhes, mas vejo que tem como temas: Animais mesclados com ossos, flores, cabeças de damas e cavalheiros entre caveiras, ramos, frutas. Mãos segurando algum objeto são comuns nesse estilo também, tudo desenhado com muita fineza e requinte. O Neo Traditional exige do tatuador muito conhecimento sobre cores e composição. Outra coisa que percebi, a maioria dos desenhos e tattoos nesse estilo são femininos. Obrigado pelo artigo, de grande valia saber seu ponto de vista sobre esse que é meu estilo favorito. Sucesso.

Wesley Xavier disse...

André, acompanho sempre o blog e seus trabalhos, direta e indiretamente tenho me influenciado por eles, Muito Obrigado, por tudo que é passado aqui !!!

Agora sobre este post, me esclareceu muita coisa e me deu um caminho para entender o neotrad, vou cair no estudo e com certeza evoluir. Obrigado!!!!

Flavio Lima disse...

Um estilo que curto a bastante tempo. Sempre gostei do tradicional por ser a base de qualquer boa tatuagem. O Neo veio para modernizar e trazer mais beleza às peças que se tornam verdadeira obras de arte. Meu sonho é ter os dois braços só nesse estilo. Só falta a grana pra tal.

kurnia santi disse...

Hi this is the geatest idea i have seen for a model model tattoo,Ilove skin art and have many myself but this is such a cool idea unfortunatly i dont travel much but i do have one from every place i have been ,keep up the good work and stay safe hope to se it completly covered in eventually.

Tarcisio Costa disse...

Bom dia.. em primeiro parabens pelo trabalho e em segundo gostaria de saber onde encontro o livro que vc mencionou que contem os significados dos animais e simbolos ? pq achei muito interessante ... abraço e agradeço
tarcisio Costa

wagner monteiro disse...

parabens manoo sou iniciantes 5 meses no ramo e vc tem me ajuda muitoo valeu

Mike Libertine disse...

Estou tatuando menos de dois anos e curto muito o Neo Trad.
Sempre tentei achar algo sobre o estilo, mas nunca achei... até agora.
Muito obrigado pelos esclarecimentos e referências.
Espero um dia conseguir fazer um workshop com você no Lado B.
Curti muito seu blog. (Está nos meus favoritos)
Abraço e obrigado novamente.