domingo, 21 de agosto de 2016

Gueixa NeoTraditional Tattoo

Boa tarde, pessoal.

Voltei pra comentar sobre uma tatuagem que eu fiz recentemente num workshop de observação realizado no Lado B Estudio.
Como o objetivo do workshop era mostrar os passos básicos de uma tatuagem, resolvi fotografar todas as etapas para descrever sobre como foi feito o trabalho.
Nada do que eu vou escrever creio que seja uma novidade para ninguém mas como dou aula ha mais de 20 anos, vejo como obrigação repetir sempre alguns pontos do que eu considero básico para realizar uma tatuagem.

Depois de uma conversa com o nosso amigo Miki (no caso, nosso modelo para o dia da tatuagem), ele gostaria de uma gueixa com tendência Neo Traditional para o seu braço.
Ok, tirei a medida do seu braço com um papel sulfite e levei pra casa o espaço que eu deveria criar o desenho para aproveitar bem todo o espaço.

Usando muitas referencias de gueixas tiradas da internet, criei o meu desenho que mostro na foto a cima. Percebam também que eu acabei usando uma rosa no lugar de uma peonia, crisântemo ou qualquer outra flor que seja mais oriental, para que o desenho, apesar de ser bem oriental, remetesse a tatuagem mais tradicional por conta da rosa.

Depois que eu fiz o desenho a lápis, fotografei o desenho com meu celular e mandei para a minha tablet aonde eu fui fazer a arte final no SketchBook Pro e assim fazer um decalque limpo, Eu já mostrei em outro post como eu costumo fazer meus decalques hoje em dia.


Na imagem a cima a esquerda, é uma foto da tela da minha tablet com o desenho finalizado sobre o meu sketch. Na imagem a cima a direita, é o desenho finalizado sem o sketch. É esse desenho que eu uso para passar na impressora termo para fazer o decalque.



O decalque ja na pele do Miki depois de passar pela impressora termo. A qualidade do decalque eu considero muito boa. Apesar desse em especifico parecer não ter ficado tao forte mas foi na hora de eu aplicar sobre a pele. Mas para mim era o suficiente para eu começar a tatuar.


Na fase um, usei uma máquina de linha com 3RL para fazer a marcação das linhas com sumie. Lembrando que eu já falei também como eu faço meu sumie entao, quem quiser dar uma olhada, veja nos posts anteriores. Essa marcação, não é apenas uma marcação, ela vai fazer parte também do todo. Na foto ao lado, os traços mais grossos feitos com outra máquina de linha com 11RL fechada. Nesse caso eu não "isquerei" para abri-las. Voltei para a maquina com 3RL e fiz mais algumas linhas mas desta vez, com preto puro. Pronto... as linhas já estavam concluídas.


Nessa fase, as sombras foram feitas apenas com preto, sem auxilio de agua ou qualquer outro diluente. Ja falei sobre isso também em outro post caso alguém queira ver, dá uma fuçada nos posts anteriores que eu falo sobre sombras sem auxilio de agua ou qualquer tipo de diluente. O cabelo chapado de preto. Na maçã do rosto, embaixo da cabeça para o pescoço, folhas e na lateral do rosto, foi apenas passando bem superficial as agulhas sobre a pele. 
Nos olhos, base do nariz, boca e nas bolinhas pretas, eu usei a maquina com 11 RL para poder pintar.

Feita a sombra, fui para as cores. Na verdade, eu quis nessa tatuagem mostrar aos alunos uma paleta bem reduzida. As cores foram: Preto, Branco, Vermelho, Rosa, Amarelo  e Laranja.
O preto foi usado em toda a linha mais as sombras. Depois usei também o preto com o Amarelo para criar os verdes das folhas.
No rosto, usei Rosa com um pouco de Branco para não ficar tao saturado.
A rosa eu comecei com Vermelho na base, passando pelo Laranja, subindo para o Amarelo e terminando com Amarelo e Branco no topo da rosa.
Nos adornos na cabeça, cores chapadas entre os vermelhos, amarelos e laranjas para equilibrar a tatuagem ja que eu tinha usado essas mesmas cores na rosa, seria importante usa-las também em cima. As linhas que sobram no desenho, remete até a um desenho com sketch, não foi importante para a pintura, não a usei como guias, apenas eram para enfeitar a tatuagem.



Nas fotos a cima, são duas tatuagens que já estão cicatrizadas há quase um mês. Para deixar mais claro como as tatuagens ficam cicatrizadas usando esse passo a passo que demonstrei nesse post.  Eu usei os mesmos tipos de agulhas e maquinas em ambas as tatuagens.
Espero que ajude em algo para quem ler esse artigo.

Um grande abraço a todos!

Quem quiser se tatuar comigo ligue para (11) 3051.3806 na Don Rodrigues Tattoo 
Quem quiser ter aulas de desenho, pintura, tatuagem ligue para (11) 3476.1259 lá no Lado B Estudio.

E nunca esqueçam de estudar, focar no assunto e ir até os limites. Sem deixar o desanimo prevalecer. Estudar e evoluir 1% ao dia, mas todos os dias... 


André Rodrigues


3 comentários:

Claudemir Bura disse...

sigo sempre as dicas
as vezes nao consigo na pratica mas vou tentando.
acho massa a rosa em degade
obrigado por sempre postar dicas como esta

Kevin disse...

Valeu Don, pelas dicas, sempre são de grande valia, muitas das vezes percebemos que pequenas coisas fazem uma grande mudança no nosso trabalho. Continue com as postagens, abraço.

joao victor larrubia disse...

Muito obrigado pelas postagens! São sempre 10!