Powered By Blogger

domingo, 1 de julho de 2018

Falando de Desenho - Dicas para aprender a Desenhar - Parte 2 Saber Ver

Antes de começar a ler sobre o que eu vou explicar, vou pedir uma coisa: Use esses textos como estudos sérios e que você vai sim se dedicar todos os dias, praticando cada parágrafo com seriedade e respeito por mim e por você principalmente. Se não tiver um compromisso com você mesmo, não será comigo que terá então, não precisa nem continuar.
Vou dizer algumas tarefas a se fazer em casa, pesquisas e se você acreditar em mim seu desenho irá melhorar muito em pouco tempo.
Portanto, tenha dedicaçao e foco.

Agora sim...


Uma das partes mais difíceis de se aprender no desenho é ver. Isso mesmo, ver... não estou falando de enxergar mas sim de aprender a ver.
Os mais clássicos de pessoas que não sabem ver são: As nuvens brancas, o céu azul, os matos e arvores verdes, a sombra cinza, a madeira marrom. Isso quando estamos falando de cores mas quando o assunto é desenhar retratos, sempre a cabeça é oval, redonda por exemplo.
As pessoas que ainda não sabem ver, criam padrões dificieis de tirar por falta de estudo e dedicaçao. É difícil sim, mas nunca será impossível e claro, os primeiros dias serão estranhos e difíceis porem, uma semana depois já sentirá uma grande evolução.


Como irei explicar desenhos voltados ao retrato, rostos mesmo indo do realismo até o estilizado, as regras serão sempre as mesmas. Só vai depender do caminho que você vai querer levar seu desenho. Não vou aqui falar sobre estilos até porque, quando alguém cai nesse assunto, pra mim é como a pessoa estivesse presa sem poder sair para explorar novos estilos e possibilidades. Mas isso é assunto para um outro post.


Vamos a primeira fase do desenho como eu sempre faço em todos os meus estudos.


Antes de querer sair por ai desenhando olhos, nariz, boca.. você tem que entender o todo. Não fracione a cabeça, veja como um todo e perceba que cada pessoa tem um formato de cabeça. Isso é muito importante para quem quer desenhar retratos porque tudo na pessoa é único. Qualquer forma é como se fosse parte da digital da pessoa e tudo se completa fazendo com que a pessoa seja aquela que vemos de verdade. Então, vamos começar a entender o formato da cabeça das pessoas. Preparado para começar a estudar? Então pegue lápis, papel layout e coloque de frente pra você, não em cima da mesa, mas como na foto abaixo.
Tá, muitos dizem que não tem dessas mesas em casa, tudo bem. Você pode improvisar usando uma prancheta A3, daquelas simples que muitos usam para desenhar, ou mesmo uma prancha em MDF e colocar sobre as coxas e encostar na mesa. Pronto! Mas é muito importante aprender a ver o desenho de frente e não sobre a mesa. Muitos alunos no começo reclamam que cansa mais. Sim, seu corpo está acostumado a desenha em uma única posição e quando mudamos isso, todos os ossos e músculos vão para uma posição que não estavam acostumados. Mas depois, veem me dizer que não conseguem mais desenhar com o desenho apoiado apenas na mesa, que sai tudo errado, enfim. Não quer aprender a desenhar? Faça seus sacrifícios também.



Estando na posição correta, agora iremos começar a desenhar. Mas, e como serão as referencias? De celular ou da tela de um computador? Ou fotos? Tudo serve porem, no começo eu peço que não use o celular como referencia. É muito pequeno e desconfortável para desenhar. Deixe para quando você estiver muito mais a vontade com todos os assuntos que iremos abordar. Use tablets, computadores ou fotos a principio.

A primeira fase:

Sabe o que é mais legal de se aprender desenho? Tudo que será passado será para facilitar sua vida como desenhista e não para atrapalhar. Os exercícios aqui mostrados serão para você fazer de uma forma simples e aprender a ver de uma maneira que provavelmente antes não tinha pensado.

Nessa primeira fase, falarei sobre as formas. Então você terá que cumprir com os exercícios fazendo de tudo para entender cada fase e praticar para alcançar resultados. Coloque datas nas folhas, não jogue as que não darão certo pois você tem que comparar sua evolução diariamente, semanalmente, etc...




Nesta primeira folha, eu peguei algumas fotos na internet somente para explicar o que você deve começar a entender para chegar nos desenhos que eu faço.
Quando eu disse que o importante é aprender a ver eu tenho isso na mente. A imagem e como eu vejo antes de querer desenhar detalhes. Pode perceber também que eu desenhei linhas retas, sem nenhuma curva e ignorei inclusive nariz, cavidade dos olhos, detalhes dos cabelos, enfim... o mais simples possível... é assim que eu começo os meus desenhos.

Essa é a fase da composição, do momento em que eu estudo se vai caber na minha folha, tela, etc para eu poder dar continuidade. O que importa aqui são: Os ângulos, os espaços de um ponto ao outro e a forma no modo geral. 

Exercitar esse começo será fundamental para a proporção, para a composição e muitos outros pontos que serão falados posteriormente.
Dá uma olhada no video abaixo em como eu faço para poder entender o processo.




Pode parecer pouco e até mesmo algumas pessoas acabam não dando importância a esse exercício mas eu dou muita atenção a essa primeira fase. Sempre eu tenho que corrigir coisas básicas como essa porque o aluno não deu o valor devido a esse exercício e acaba ficando uma cabeça torta e fora de proporção. 

Peço que faça pelos menos 25 cabeças em várias posições como olhando para cima, para baixo, perfil, 3/4, frontal. Pessoas com cabelo comprido, curto, chapéu, etc.... não importa. Tente perceber cada angulo de maneira mais simples possível, com traços simples, quanto menos traços melhor. 

Mas como eu ja falei varias e varias vezes, repita o exercício, eu comentei pelo menos 25 vezes mas claro, quanto mais se faz melhor fica e sua observação vai ficando cada vez mais perfeita. Faça por você, não por mim nem por ninguém... faça para que você melhore.

Espero que comente e que diga como foi a experiencia dessa primeira parte.

No proximo post continuarei esses exercícios completando com a distribuição dos elementos olhos, nariz, boca e orelhas.

Como eu ja disse, é desta maneira que eu desenho e também dou aula fazendo os alunos repetirem muitas vezes. Eu repito esses exercícios todos os dias também, criando desenhos para clientes eu faço todo o processo e vou passar cada passo a você. Cada desenho concluído como nos exemplos do post anterior, eu levo em média uma hora e meia. 

Bom, até a próxima... desenhe e repita muitas e muitas vezes evoluindo 1%ao dia mas todos os dias.

Atá o proximo post!


Aulas de Desenho, Pintura e Tatuagem:
Lado B Escola (11)3476.1259 - @ladobescola


Tatuagens Exclusivas com tatuadores legais:
Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806

Meu Instagram Pessoal:
@don_rodrigues

13 comentários:

Unknown disse...

Isso é uma luz no fim do túnel, até mesmo com as formas ovais e círculos quando você inicia um desenho de retrato acontece de errar na proporção, aprendendo meu 1% seu blog é de responsa!!!!

Homem das Cavernas disse...

Informações preciosas, obrigado Don por compartilhar o conhecimento. Agora é praticar...

Tom Arte disse...

Legal msm André . Pois eu tenho o costume de seguir mais o método de Andrew Loomis p desenhos de rostos, mas reparei a mto tempo nesse método q vc faz e fiquei mto curioso para aprender tbm,pois vejo mtos videos seus no instagram desse tipo.Vai ser foda esses exercícios . Sucesso .

Unknown disse...

Obrigado por passar conhecimento, acompanho seu trabalho em todas as redes sociais que tenho, parabéns!! Sucesso!!! É muuto obrigado!!!

Rael dantas disse...

Salve André! cara obrigado por compartilhar isso, vc é um grande artista! tenho pergunta sobre essa fase do estudo, sei que devo fazer a silhueta a mão livre sem ferramenta apenas observando e tentando chegar o mais próximo da referencia, e assim vai treinando a visão, porem seria valido depois de pronto eu conferir os espaços e ângulos com régua e compasso ou não devo me preocupar com isso agora, pois os espaços e ângulos serão ajustados nos próximos passos?

vane. disse...

Salve André! sem palavras, so agradeço pelo compartilhamento de conhecimento!

ANDRE RODRIGUES disse...

Obrigado mesmo a todos que estão acompanhando!

ANDRE RODRIGUES disse...

Rael, no começo tudo é importante, se quiser conferir para saber se está ficando certo, pode conferir sim. Isso vai deixando seu olhar ainda mais “calibrado” durante todo o processo. Aos poucos você vai percebendo que não vai ser preciso conferir tanto. Abraços!

Unknown disse...

Otimo texto, bem esclarecedor e pretendo começa a praticar diariamente tbm, sempre acompanho seus stories no Instagram diariamente... Eu sou inscrito em canais de desenhos no Youtube e eles ensinam a desenhar em formas geometricas, o que acho bem interessante para criação tbm, porém gosto bastante dessa tua maneira de fazer, pq o desenho com poucos traços já dá pra ter uma otima ideia de como vai terminar, peço que continue atualizando o blog, pq gosto bastante do teu trabalho... Abraços

Unknown disse...

Farei isso então, muito obrigado André

Unknown disse...

Show de bola! No começo, tudo passsa despercebido e não damos a devida importância ao simples, mas é no simples que se chega ao complexo. Obg pelas dicas. Abraços.

Unknown disse...

Obrigado pelo conteúdo! bora estudar

Anônimo disse...

obrigado pelo post, bora estudar