Powered By Blogger

domingo, 8 de julho de 2018

Falando de Desenho - Dicas para aprender a Desenhar - Parte 3 Construindo/Proporções

Acho que alguns conseguiram fazer os primeiros exercícios do ultimo post. Como eu sempre digo, resultados só aparecerão com muito esforço e muita, muita dedicação. Sempre que você tiver um pequeno espaço de tempo, pratique pois esses pequenos estudos em pequenos espaços de tempo dará resultados incríveis em pouco tempo.

Eu aposto com qualquer pessoa que nunca desenhou que ela pode fazer lindos retratos em 3 meses de curso. Só que essa pessoa tem que se comprometer a estudar todos os dias de segunda a segunda varias vezes. Tenho muita certeza do que eu estou falando e a pessoa tem que ter esse compromisso com ela mesma.

Vou falar um básico sobre proporção. Básico mesmo para você desenhar com um mínimo de proporção e acertar em algumas medidas nos desenhos que eu vou mostrar aqui no blog.
Como estou falando de retratos, sempre conto aos alunos que a proporção já era estudada e mencioda pelo grande filosofo Socrates (470 a.c - 399 a.C) e obviamente a preocupação de achar as medidas "perfeitas" foi passando por séculos e séculos até conseguir encontrar proporções básicas usadas nas grandes escolas de arte. Cennino Cennini (1370-1440)  escreveu em seu livro Il libro dell'arte, um manual sobre arte inclusive falando sobre proporções que são usadas até hoje. Depois dele teve vários outros artistas que escreveram mais sobre o assunto. 

Então, o que eu vou escrever aqui não é nada de novo como eu falei no paragrafo acima. Como eu vou mostrar é exatamente como eu uso. Então vamos lá. 




No post anterior, eu escrevi sobre a forma das cabeças que de maneira simples, desenhamos as formas com traços geralmente retos e ignorando pequenas formas. Eu sempre peço em aula para que o aluno tente resolver a forma da cabeça em no máximo 10 traços. Mais que isso é perda de tempo e possivelmente o aluno está observando os detalhes que no começo são totalmente dispensáveis. 

Depois da forma, temos que encontrar a linha da testa, aquela linha aonde a raiz do cabelo forma a franja e apartir dela, até o queixo, dividimos sempre em 3 partes. Essas 3 partes na proporção mais clássica são sempre iguais, que pode ser feito assim para você começar a estudar e entender o básico porém, as pessoas na sua grande maioria não conta com essas 3 partes exatas. Sempre a parte 1 é maior ou menor e assim com as demais partes também. 

Então fica assim:

Depois de encontrar a linha da testa (aonde começa a franja) sempre sobre para cima uma parte da cabeça. Essa medida é relativa porque a pessoa pode ter uma vasta cabeleira, pode ser careca, pode estar usando chapéu, etc...

A parte 1 é o tamanho da testa.

A parte 2 ficarão as sobrancelhas, olhos, orelhas e nariz.

A parte 3 ficarão boca e queixo.

Simples, não? Antes de continuar eu aconselho você a pegar muitas fotos e estudar como eu fiz na foto acima com os rostos e o esboço marcado em vermelho. Estude com papel layout e lápis macio. Não faça menos de 20 exercícios. Esse pequeno estudo não leva mais que um minuto e meio... Preste atenção na forma da cabeça, faça com calma prestando atenção nos espaços e ângulos da cabeça. Quando você tiver certeza que está bom, ai sim, olhe aonde se encontra a linha da testa, deixando sobrar o espaço ideal para o topo da cabeça e assim, dividir para baixo dessa linha 3 partes para a linha da sobrancelha, nariz e queixo.

Nesse video abaixo eu mostro para você ter uma ideia de como faço. São 4 exemplos aonde com calma, eu mostro o meu passo a passo. Tentem fazer também no mínimo 20 vezes. Depois dessas 20 primeiras tentativas, continue fazendo até se tornar simples e bonito. Eu desenho todos os dias e sei que ainda é pouco para aonde eu quero chegar. 



Não importa a posição da cabeça, eu faço sempre o mesmo esquema de construção. E dou mais uma dica: Não tente terminar o desenho, finalizar eu sei que dá uma sensação boa de algo concluído mas tente entender que estudar é assim mesmo, começando pela construção entendendo e deixando a construção bonita, correta e pronta para se finalizar. Eu sempre comento também nas aulas que nós sabemos quem sabe desenhar já no esboço do artista. Um esboço bonito, sólido e ao mesmo tempo com traços suaves, correto e bem solto. Então, não termine o esboço mas sim, pratique o belo esboço.

Mãos a obra? Então vai lá, pegue os papeis, lápis e muitas referencias. Desenhe, desenhe e desenhe... quando estiver cansado, desenhe mais ainda. Pratique esse post começando com o post anterior. 

Cheguei então ao final dessa Parte 3 com muitas informações para você poder praticar.
Pode parecer pouco mas eu sei que é difícil colocar um pouco de proporção nos desenhos e claro, como eu já disse antes, é apenas um resumo sobre proporção... existem muitos outros pontos que podíamos falar mas levariam muitos e muitos posts cansativos de se ler. Eu vou passando aos poucos mais dicas, fiquem atentos aos futuros posts.

Estudem, evoluam 1% ao dia mas todos os dias. E deixem de dar desculpas a você mesmo.

Até a Parte 4, aonde irei dizer um pouco sobre acabamentos.

Quer aulas de Desenho, Pintura e Tatuagem? 

Quer uma tatuagem bacana com tatuadores legais?
Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806 ou pelo whatsapp 98128.3725

Me siga lá no Instagram: @don_rodrigues







13 comentários:

vane. disse...

Foda! brigada mais uma vez mestre!

Tom Arte disse...

INcrivel André.Estava na espera dessa parte 3.MTo bom a explicação e exemplos claros.

Unknown disse...

👏👏👏👏👊👊👊👊

Unknown disse...

fico muito feliz que tenha voltado com o blog Andre ,parabens pelo trabalhos e suas dicas sao muito importantes .

Unknown disse...

Gosto muito das sugestões para estudo, obrigado novamente

Unknown disse...

Muito bom, comecei fazendo a blocagem e comecei tomando gosto, mas poderia me dar uma dica de pesquisa dos rostos? Eu acho, mas não tantos bons pra treinar... Obrigado

Unknown disse...

parabéns pelo seu trabalho, artista espetacular....
agradeço também por compartilhar seu conhecimento...grato

Diego castelo branco disse...

onde encontro a parte 1 / 2

Unknown disse...

Muito bom! Obrigado por dedicar parte do seu tempo e compartilhar seu conhecimento ... realmente ajuda bastante.. admiro muito seu estilo de desenho e trabalhos em aquarela... sucesso!!

Homem das Cavernas disse...

Obrigado mais uma vez mestre...

Unknown disse...

Estou fazendo os exercícios, a primeira e a segunda lição já estão trazendo resultados surpreendentes, brevemente passarei para a próxima lição, obrigado.

Herbert Marques disse...

Mestre, acima de tudo são lições de humildade, para fazer baixar a bola, sentar o rabo na cadeira e treinar. Gratidão pelas lições.

alex disse...

Parabéns Don Rodrigues, é um prazer é tanto aprender com suas experiências, sempre acompanho seu trabalho e estou aqui para pegar esse pouco de experiência.