quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Lenhador Neotraditional Tattoo para o Sergio!

Voltando... para comentar mais um pouco sobre uma tatuagem que eu fiz num dos workshops realizado no Lado B Estudio.
Eu sempre devo comentar da grande importância de saber criar seus proprios desenhos. Hoje eu tenho muito mais consciencia que saber tatuar não precisa saber desenhar e mesmo quem sabe desenhar, não quer dizer que vai saber tatuar. É muito estranho? Claro que não! Quantas pessoas que sabem desenhar mas não sabe pintar e vice-versa?!
Entao para que saber desenhar? Justamente para você poder se diferenciar de quem não sabe! Poder criar suas proprias artes e quem sabe, criar sua prorpria assinatura na sua arte. Quem ver seu trabalho na pele de alguém, reconhecer. Agora, quem não sabe desenhar e criar suas próprias artes para suas tatuagens, ficara fadado a ser mais um na multidão... não que isso seja algo horrível mas é muito cômodo ser so mais um. Vamos nos destacar, é possível mas não é fácil, dependera de um enorme esforço que será recompensado com o passar do tempo.

Enfim... vamos ao que interessa:

Nao vou postar o desenho e a arte final que eu fiz no computador porque ja falei algumas vezes desse processo mas é importante dizer que eu desenhei antes num caderno, escaneei e no computador, usando o programa Sketchbook Pro7, eu fiz as linhas para poder fazer um bom decalque. Como voces podem ver ao lado, esse é o resultado e a qualidade dos meus decalques atualmente.
Quem ainda nao viu, tem um post falando somente sobre o meu modo de fazer os decalques.














Na foto ao lado eu ja mostro as linhas que eu fiz. Usei duas maquinas em conjunto, intercalando dependendo da necessidade dos pesos das linhas. Uma das maquinas tinha uma RL de 11 aberta (sobre agulhas abertas eu ja postei tb).  E uma outra maquina com uma RL de 5. Percebam que a rosa, as linhas externas a corda, praticamente usei as linhas de 11 enquanto as linhas internas, dobras da roupa, tatuagens e barbas usei as linhas de 5.
Mais ou menos uns 50 minutos para poder fazer todas as linhas. Por que estou falando de tempo?! Simplesmente para mostrar que quando as maquinas estão funcionando bem, o trabalho fica mais rápido e mais fácil. As linhas devem ser feitas de maneira única, com uma única passagem... deixando bem solida e da mesma grossura do começo ao fim.









Nessa fase, usei uma maquina de pintura com uma magnum de 9... Podia até usar uma magnum de 7 para as sombras porque quanto menor o numero de agulhas na magnum, mais marcas se consegue. Queria deixar umas texturas nas sombras, entao deixei bem marcadas as passagens nos tons. Para se conseguir essas marcas, também é preciso que as escovadas sejam rápidas, para não dar tempo das agulhas baterem tao proximas uma das outras... entao, com essas escovadas rápidas, as batidas na pele são mais espaçadas e criam o efeito que eu consegui na foto ao lado.
Lembrando que essas sombras foram feitas com preto linha sem diluente ou mesmo sumie, apenas preto com a força da propria mao.









Pra finalizar, as cores... usei uma Magnum de 13 praticamente em toda a tatuagem.
Tentei tambem usar uma paleta reduzida ou seja, usar o menor numero de cores possível. Azul médio, Old School Red, Amarelo Ouro, Branco, Verde Musgo e Areia para a Pele. Para os marrons, misturei Verde com Vermelho.
Sempre usando de maneira solida, sem degrades e nem usar nada que dilua a cor para ficar o mais vivo possível.

Percebam que as sombras ficaram por baixo, vejam que todas as linhas apareceram mesmo eu passando uma magnum com 13 agulhas nas linhas mais finas. Lembrando que nenhuma cor vai cobrir uma linha bem aplicada. Sempre comento que  é difícil cobrir uma tatuagem de nome pois sempre é feita com linha. As magnuns não conseguem cobrir linhas... ou pra não ser tao radical, é muito difícil uma magnum conseguir cobrir uma linha.


É isso ai!





Só pra lembrar voces, está chegando a 3a Tattoo/Con. Dias 8-9 e 10 de Abril de 2016.
Pra quem nunca soube o que é, convido voces a conhecerem o projeto que é único no Brasil. Realizado pelo Lado B Estudio, esse evento traz tatuadores de fora do Brasil e também daqui do nosso país para dividir seus conhecimentos com todos aqueles que querem aprender mais sobre essa nossa arte.
Esse ano teremos três grandes artistas: Toxyc XLR, um grande artista no estilo FromHell P&B com ênfase também em coberturas incríveis.
Rodrigo Kalaka, com seu estilo Neo Trad único com cores e linhas sólidas criando uma identidade unica na sua arte.
E por último, Yomico Moreno, P&B Realista reconhecido no mundo todo como um dos melhores nesse estilo.

Serão 3 dias de muito aprendizado, com telões transmitindo ao vivo cada passo desses grandes artistas e para todos, fones de ouvido com tradução simultânea, aonde cada participante poderá perguntar em portugues e ouvir no seu fone traduzido. Ou seja, o participante irá aproveitar cada minuto do evento, vendo e ouvindo do começo ao fim.

Uma vez por ano acontece esse evento, apenas 3 dias... Pergunte pra quem já participou, veja os videos do evento... tenho certeza que voces irão querer participar pois sem duvida, é o melhor Conferencia para Tatuadores que existe no Brasil e quem sabe no mundo...

Vamos aproveitar essas crises para poder estudar, evoluir e nos destacar, só isso que levamos pra vida: O que aprendemos!

Ótimos estudos... vamos evoluir 1% ao dia, mas todos os dias.



Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806
Lado B Estudio e Tattoo/Con (11) 3476.1259

7 comentários:

Guilherme Alves disse...

Admiro muito seus trampos André! Estou praticando bastante o esquema de sombra sem diluente, acho que o trabalho fica mais bonito, fora que você exercita mais e tem que mostrar mais talento, e pra quem gosta do que faz isso é muito empolgante.
Muito obrigado pela força meu amigo, forte abraço!

Francivalter Lima disse...

olá, andre boas dicas acompanho sempre e isso ai saber desenhar e importante pra um bom artista. parabéns pela sua evolução como artista e por compartinha essas informações pra podermos evoluir também, gracias amigo.

Anônimo disse...

meu sonho é ser tatuadora, sou apaixonada pelo seu trabalho..mas me desanima eu não ter talento para o desenho. Vou começar a fazer aulas, vale a pena insistir mesmo nao tendo vocação?? obrigada

LA Games disse...

Parabéns mais uma vez André, foda demais.

Thais Harumi disse...

Olá, André! Eu percebi que você só usa máquinas de bobina, estou certa? Gostaria muito de um post falando sobre as diferenças de tatuar com máquinas de bobina ou rotativas (direct drive ou não). Para old/neotrad é melhor usar bobina ou para realismo usar rotativa... existem essas diferenciações? Se puder ajudar agradeceria muito!

Thais Guimarães disse...

Evoluir 1% ao dia, mas todos os dias...

Thais Guimarães disse...

Evoluir 1% ao dia, mas todos os dias...