quarta-feira, 1 de junho de 2016

Tattoo New School, passo a passo

Boas, pessoal!
Voltei para mostrar uma tatuagem que eu fiz no final de semana num workshop que rolou no Lado B Estudio. Devo admitir que foi muito empolgante ter feito esse trabalho porque tem um tempo que eu não fazia um NewSchool. No começo de tudo (de quando eu comecei a tatuar, claro) era o que eu mais fazia, o estilo que eu mais tatuei.
Aos poucos eu fui meio que percebendo que estava tatuando o mais do mesmo e isso estava me deixando desanimado com o que eu vinha fazendo.
Entao procurei mudar e fiz uma transição para o Neo Traditional e isso me fez querer fazer algo diferente, pesquisas e até mesmo mudar de maquinas e agulhas.
Mas vira e mexe eu faço New School. Adoro fazer esse estilo e comecei a estudar novamente o estilo e consequentemente, mudar agulhas e maquinas novamente. Tomara que seja assim pra sempre... mudar me faz querer aprender e evoluir sempre.
Bom, voltando ao New School do final de semana, eu procurei desenhar algo como um crânio e também maquina de tatuagem ja que a pessoa na qual eu faria essa tatuagem, é uma tatuadora.
Procurei fazer um cranio de gato, pois a menina também tem gatos... umas fotos de maquinas de tatuagem me ajudaram a compor o desenho.

Ja no desenho, eu fiz um estudo de valores tonais e aonde eu gostaria de criar mais aproximação e distanciamento.
Também estudei um pouco da morfologia, da luz e sombra sem esquecer também das linhas, dando a mesma essência da luz e sombra.

Nesse estudo eu gosto de imaginar já na pele... gosto de pensar como ficará esteticamente na pele mesmo sem o estudo das cores.









Estudo no computador:


Nesse passo, eu transferi meu desenho para o programa SketchBook Pro versão 8 e fiz um estudo de linhas e cores. Claro que isso não é a solução final, sempre mudo para que fique mais simples na pele e que também fique mais limpo e sólido.
Outra coisa que estou preferindo também é usar uma Paleta menor em relação as cores. Acho que está funcionando mais colocar menos cores principalmente em peças pequenas/médias.

Nesse estudo eu fiz o feijão com arroz mesmo, cores quentes na peça principal e cor fria pra calçar o fundo.
Na tatuagem eu decidi tirar o fundo porque achei desnecessário para ter uma peça isolada mesmo, como um adesivo e nada mais.





Decalque:


Eu já postei aqui no blog sobre como eu faço meus decalques hoje em dia. Inclusive eu gosto de fazer as linhas do decalque no SketchBook Pro e depois imprimo e uso a impressora termo. Quem tiver alguma duvida, procura nos posts anteriores.

A qualidade do decalque é esse do lado.
Percebam que existem muitas linhas que eu não usei como linha e sim como formas paradas sombras.
É uma das fases muito importante para o tatuador pois apartir desse momento, temos todas as informações que precisamos para o resultado final.







Linhas:


Eu sempre falo que para saber tatuar tem que saber fazer linhas. Claro que muitos discordarão mas na real é o que eu acho. Eu gosto de realismo e não precisa ter linhas mas eu faço muito mais tatuagens com linhas do que sem elas.
Comecei com uma maquina com 3RL e sumie com preto linha. Para fazer o sumie eu usei um batoque médio com agua e sabão (o mesmo do borrifador que você usará no processo de limpeza da tatuagem) e 3 gotas de preto linha. A agua e sabão quebra melhor as partículas da tinta, deixando o sumie mais homogêneo.
Depois que eu marquei tudo, peguei uma outra maquina com linha de 9 (9RL) fechada ou seja, do jeito que eu tirei da embalagem e usei preto linha puro. Pois assim eu consigo engrossar e afinar nos pontos que eu quiser. Aonde está o bold-line eu "pintei" a linha... fazendo minúsculos movimentos circulares para deixar bem solido e engrossando do jeito que eu quisesse... aonde a linha afina eu faço apenas uma passada com a de 9RL. Depois que eu criei os bold da tatuagem, eu voltei para a linha de 3RL e finalizei em alguns pontos com preto puro.


Sombra:


Essa foi a parte que talvez tenha mais causado espanto... (no bom sentido da palavra). Eu sempre defendo a bandeira de não se usar água para sombrear e foi o que eu fiz. Apenas com a força da mão eu fui criando valores diferentes para a tatuagem. Apenas preto linha e uma magnum de 9 (9MG).

Paciencia é tudo que precisa e não baixar a voltagem da fonte. Minhas maquina uso sempre nas mesmas voltagens o que faz a diferença é realmente o quanto eu forço na pele. Quanto mais superficial mais claro fica, quanto mais forço mais escuro fica. Mais uma dica: Não é porque passou uma vez, duas superficialmente que ficará claro e bom! O certo e passar varias vezes por cima, superficialmente para que fique mais homogêneo. Se passar menos vezes é bem capaz de parecer as marcas das agulhas... a não ser que seja isso exatamente issoo que você procurou fazer.


Cores:


Pra finalizar a tatuagem eu usei poucas cores: Laranja, Amarelo, Cinza, Carmim, Azul Turquesa e Branco.

Por cima de todas as sombras, eu passo por cima com cores. Não pode se preocupar em passar por cima das sombras pretas, nenhuma cor vai cobrir o preto... vai se fundir e criar efeitos de passagens tonais incríveis.

Eu trabalhei com duas magnuns: Uma de 9 e outra de 15. Áreas muito abertas 15 e nas áreas menores 9.
O branco somente em alguns pontinhos... nada de exagero.
Na fase das sombras eu defino tudo que eu preciso e nas cores, é só passar por cima. Entao é muito mais rápido pois nas sombras eu ja tive todo o trabalho antes.


A tatuagem durou acho que umas 3 horas... eu sempre falo que quando estou com tudo planejado na minha cabeça, a tatuagem fica mais objetiva e rápida.  Sempre que vou tatuar New School e Neo Traditional eu tenho sempre planejado nessa ordem:

Primeiro eu estudo como eu vou compor o desenho.

Segundo eu estudo as linhas, sombras e quem sabe as cores.

Terceiro o decalque, bonito e limpo.

Quarto, apenas as linhas na tattoo.

Quinto sao as luzes e sombras e

Sexto as cores solidas por cima das sombras.


Espero ter ajudado em algo... já tenho engatilhado mais um post.
Vamos evoluir 1% ao dia mas todos os dias.

Quem quiser se tatuar comigo liga (11) 3051.3806 Don Rodrigues Tattoo.
Quem quiser aprender a tatuar, pintar, desenhar, liga (11) 3476.1259 Lado B Estudio.
Quem quiser ir no Tattoo/Con informe-se no www.tattoocon.com.br


Abração a todos!!!

7 comentários:

Morassi disse...

Parabéns novamente André, seu trabalho como sempre é perfeito e sua iniciativa de partilhar isso é louvável. Grato pelo conhecimento compartilhado.

Janio Santos disse...

muito foda man arte da hora

Mausley Barbosa disse...

Desde o início da minha caminhada sempre tive vc como referência de peso, conheço parte de sua história e me surpreendendo e fico feliz em ter em nosso país artistas assim como vc que representam a profissão e a arte... parabéns pelo trabalho fabuloso que vc desenvolve. Grande abraço

Mausley Barbosa disse...

Desde o início da minha caminhada sempre tive vc como referência de peso, conheço parte de sua história e me surpreendendo e fico feliz em ter em nosso país artistas assim como vc que representam a profissão e a arte... parabéns pelo trabalho fabuloso que vc desenvolve. Grande abraço

Eddie Vieira disse...

Cada postagem uma aula!! Muito bom!!!

Marlon Skitter disse...

Aeee, baita tempo esperando um post novo! Muito bom!
Agora vamos as duvidas:
sobre as cores por cima das sombras; fazendo isso tu dispença aquele esquema todo de usar varios tons de "laranja" (no caso dessa)?
teria como tu fazer um video mostrando como tu faz essas sombras de diluir? eu tentei, até tive um resultado bom, porem quando apliquei as cores por cima acabou por machucar demais!
enfim! muito bons teus posts, estava a um bom tempo esperando um novo, mas enquanto isso li e re-li os antigos! valeu!

Flyboy disse...

Valeu pelas aulas, evoluindo 1% a cada dia!!!