quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Máscara de coruja, Mulher Vitoriana, Neotraditiona Tattoo...passo a passo.

Olá, Pessoal!

Vou comentar uma tattoo que eu fiz há uns meses atras e gostei muito de fazer...
A cliente no caso não era de SP e nas conversas pelos e-mails da loja, ela discreveu o que gostaria de tatuar no braço e também algumas referencias para que eu tivesse um Norte. Além das medidas do seu braço em altura e largura para que eu pudesse trabalhar a vontade sem me preocupar em ter uma desagradável surpresa e na hora do decalque cortar partes importantes do trabalho.

Com as medidas e referencias, levei as ideias para um caderno aonde esbocei algo até começar a me dar uma forma agradável, uma composição bonita.
A ideia era; uma mulher segurando uma mascara, como se fosse do Carnaval de Veneza porem que fosse uma coruja, cabelos ondulados pretos, olhos azuis, pluma e rosas... juntando todas as informações, fiz o desenho abaixo.

Gosto de usar lapis de cor para poder criar os desenhos mas como eu sempre digo, pode ser até com um pedaço de tijolo para poder riscar. Nada é especial nessa hora, apenas usar bem as referencias e ter boas inspiraçoes.

Eu tambem costumo desenhar
mais de uma vez se a arte não me "anima". E até ja desisti de certos trabalhos se arte não me convence. Sempre me preocupo em fazer algo que agrade ao cliente mas também é muito importante me agradar. Senão, eu prefiro não fazer.














Depois do desenho feito, mando para o computador para fazer a arte-final e também para poder fazer num segundo momento, o decalque.  Sobre esse assunto eu já postei e também fiz um video no You Tube um passo-a-passo de como faço meus desenhos para decalque.

Ao lado, tem a primeira fase que são as linhas. Usei duas maquinas; uma de linha com 5 agulhas (RL 5) e uma outra uma maquina com um bold-line de 13 aberta (RL 13). Aberta, qdo eu comento, eu também postei como abrir as agulhas para ficarem com traços mais grossos e mais equilibrados, sem tantas variaçoes do traço... engrossando ou afinando. As linhas devo ter feito em mais ou menos duas horas.


Na proxima fase, a esquerda, foram feitas as sombras apenas com preto linha, sem auxilio de agua ou qualquer diluente. Sobre as sombras apenas com preto, eu também postei sobre como eu faço e sobre sua importância na qualidade do trabalho.

Podem ver que em algumas áreas, eu fiz para que ficassem as marcas das agulhas... eu gosto dessas texturas provocadas pela maquina, fica algo mais "tattoo"... não sei se é exatamente essa expressao mas acho que dá um charme da tatuagem antiga.

Todos os valores conseguidos foram feitas apenas com a força da mão, sem água,

Nao deixe de tentar esses resultados. É importante aprender mas para que isso aconteça, tem que provar, testar e o medo é normal... eu mesmo tenho medos mas sair da zona de conforto é um grande passo para mudanças e evoluções.






Uma coisa importante em contar nesse post é que em alguns pontos desse trabalho, eu não fiz sombras com preto para dar mais luz e para que destacasse mais ainda com os volumes, a personagem principal. A pluma, as rosas, o anel... eu não coloquei sombras com preto, para que eles parecessem apenas adornos e "saíssem" da personagem, criando uma espécie de "moldura" para que ela tivesse mais vida do que esses elementos.

Não é apenas pintar... nao é apenas colocar as cores mas temos que pensar e sem medo de poetisar, criar situações para que a tatuagem crie uma magia a mais do que ser a tatuagem.

Isso também nos remete a estudar mais sobre cores, estudar sobre combinaçoes. Eu fui um dos primeiros no Brasil (pra não dizer o primeiro) a defender e usar o disco cromático na tatuagem. Nas minhas aulas e workshops eu sempre digo: Se não sabe como combinar, qual cor colocar, apele para o Disco Cromático pois, no final, sempre dá certo.







Estudar! Sempre estudar! É a única coisa q fazemos para que possamos ser melhores! Não é comprando tênis... não é comprando um novo boné, nem uma calça de marca. Nada disso vai nos dar conhecimentos. Sei que é chato estudar mas temos que ter escolhas. Ou vamos para um caminho ou para o outro. Escolha o seu caminho.

Vamos evoluir 1% ao dia mas todos os dias.


Comentem... sem comentarios fico sem saber pra onde seguir.




TATTOO/CON

Está chegando a 3a Tattoo/Con... será realizado nos dias 08-09 e 10 de abril contando com a presença de 3 grandes artistas no mundo da tatuagem.

Dia 8 de abril - Toxyc XLR. Black and Grey e Coverup. 
Dia 9 de abril - Rodrigo Kalaka. Neo Traditional
Dia 10 de abril - Yomico Moreno. Realismo

Serão três dias com tradução simultânea, telões, ar-condicionado. Todos sentados observando e também fazendo suas perguntas na sua própria língua e sendo traduzida em tempo real para que todos possam aproveitar cada momento do workshop. Um investimento para toda a vida. Até porque estudar e aprender é algo que ninguem consegue nos tirar.

Deem uma olhada nos videos abaixo, 2015 e 2014... tirem suas próprias conclusões. E não deixem para ultima hora como muitos acabaram ficando de fora. 

Nos vemos lá!!!







21 comentários:

MARCOS A HINORATO disse...

Muito bom o post André..obrigado sempre por compartilhar essas dicas fundamentais...você já chegou a fazer algum post sobre maquinas? pergunto pois tenho grande duvida no sombreado ou ate mesmo colorir..bobinas ou a rotativa.Abração e em breve estarei ai no work. Kinho.

Diego Xavier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Xavier disse...

muito bom professor... ainda estamos na luta... continuo acompanhando o blog, ja que nao tenho (por enquanto) como voltar as aulas presenciais na escola...
sobre a parte de tentar o sombreamento com preto puro, eu ainda tenho medo de fazer e ficar um borrao preto kkkk, como tbm tenho outros "medos" em relação a tattoo, porem como vc disse, temos que sair da zona de conforto, entao como ja dizia Albert Einstein, “Eu tentei 99 vezes e falhei. Mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca Desista de seus objetivos, mesmo que eles pareçam impossíveis. A próxima tentativa pode ser a vitoriosa.”, enfim, por favor continue com as publicações, pq realmente sao muito importante para quem almeja um dia chegar no seu nivel de arte, como eu almejo.
abs.

Anônimo disse...

Olá, André! Também gostaria muito de um post sobre máquinas!

cleice disse...

Muito bom o post ! muitos tatuadores não recomendam utilizar máquina rotativa para traçar , qual sua opnião mano ?? by Nazareno Basan de Macapá AP. Obrigado

Carlos disse...

Bacana sempre é bom ter o cuidado de escolher a tattoo certa para depois não se arrepender por isso sempre confiro o trabalho dos tatuadores e também para ter idéias esse site tem bastante sketchbooks de vários artistas vale a pena conferir: http://www.pixelartbooks.com/livros/livros-de-referencia.html

Mirian mimi disse...

Bom dia Professor,
Gostaria de pedir quando tiver oportunidade de colocar alguma tatuagem feita na costela, pescoço , pé, barriga e comentar quem sabe tirar foto de como se posiciona e como contorna as dificuldades de tatuar essas áreas. E decalques difíceis de fazer tipo fechamento de costas, ombros etc. Eu gosto quando fala de técnicas de desenho também.
Grata por tudo
mirian

Unknown disse...

Parabéns André !! Um ótimo post muito esclarecedor!!!

AYDON disse...

SIGO SEUS POST'S FAZ TEMPO E ME SURPREENDO A CADA UM. E, JA QUE VC TOCOU NO ASSUNTO DE CIRCULO CROMATICO, GOSTARIA QUE VC EXPLICASSE EM UM POSTE O USO DELE.... VLW E PARABENS.

victoortattoo disse...

André, obrigado por compartilhar seu conhecimento!

gustavo tcross disse...

muito bom, continue com os posts por favor e poderia postar mais sobre a historia da tattoo, dos estilos, eu sou bem iniciante ainda, espero ano que vem estar bem encaminhado para a proxima tattoocon :D

Ladeira disse...

André...Cara... Você tem um coração tão grande que não sei como cabe dentro do seu peito!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento com tanto carinho e dedicação. Você está de parabéns.
Quango comecei a tatuar tinha um papo de que tatuador tinha ciúmes um do outro... não se misturavam muito... "escondiam" técnicas... não compartilhavam conhecimento...
Eu NUNCA passei por isso. Claro que existem pessoas e pessoas mas fiquei impressionado com a boa vontade de todos com quem me envolvo em trocar conhecimento e assim aprender cada vez mais. Pessoas me ensinaram de peito aberto e isso faz com que eu queira também ajudar como posso e passar o pouco que sei adiante.
Descobri seu blog por acaso e fiquei muito feliz por isso.
É isso mesmo, nao queira... faça! 1% por dia todo dia.
Parabéns pelo trabalho, disposição e iniciativa. Só energia boa man. Abraço.

Daniel Ladeira
Black Dog Tattoo Studio
Belo Horizonte/MG

Thais Harumi disse...

Olá André...

Gostaria de saber como fazer traços/sombras que fiquem como se fossem "rastros" (como se fossem pontilhados, mas não são feitos pontinhos por pontinhos).

exemplos: 1 http://iconosquare.com/p/1079764581916718563_205463180 // 2 http://iconosquare.com/p/1119562839473428324_195630676

É regulagem de máquina? Se sim, com posso regulá-la? Agradeceria muitissimo pela ajuda!

Anônimo disse...

Andre blz? cara sei que ja foi faz tempo aqui nos posts, mas que tal voltar a falar de suas infuencias e inspiracoes para seus estudos...isso 'e ouro.
xoxo

maykon cardoso disse...

Olá André, tudo bem? Seu blog é incrível! Super didático e direto. Tenho uma dúvida relacionada a uma outra parte da tatuagem. Tenho uma certa dificuldade na hora de aplicar estêncil maiores, principalmente em áreas do corpo mais curvas, como o ombro por exemplo.
Gostaria de saber se um papel vegetal tornaria esse processo mais fácil, pois vi alguns grandes tatuadores internacionais aplicando o estêncil nesse tipo de papel, o mesmo parece se moldar melhor ao corpo quando toca a pele, já úmido. Se sim, qual o tipo de papel que você utiliza? marca, gramatura etc.
Desde já agradeço! Continue com esse grande trabalho que você faz!

Maykon Cardoso

André Donadio disse...

Olá, estou fazendo o curso de tatuagem no Lado B e tenho visto muito seu trabalho, percebi que usa uma mesa digital pra finalizar os desenhos. Gostaria de saber se com aqueles "tablete" Wacom também é possível utilizar para o mesmo objetivo. Por exemplo, scanear o rascunho e depois traçar por cima e limpar o desenho??? Parabéns pelo trabalho!!!! Valeu!!!!

Anônimo disse...

Volta Andre Rodrigues!! Quase toda semana venho aqui e leio as postagens antigas, esperando acompanhar novos processos dos teus projetos de tattoo! :)

Talles Correa dos Santos disse...

Obrigado por compartilhar o conhecimento, muito importante para quem tem menos experiência mas tem muita vontade de aprender.

Talles Correa dos Santos disse...

Fazendo minhas as palavras da Mirian:

"Bom dia Professor,
Gostaria de pedir quando tiver oportunidade de colocar alguma tatuagem feita na costela, pescoço , pé, barriga e comentar quem sabe tirar foto de como se posiciona e como contorna as dificuldades de tatuar essas áreas. E decalques difíceis de fazer tipo fechamento de costas, ombros etc. Eu gosto quando fala de técnicas de desenho também.
Grata por tudo"

Daniel Silva disse...

Parabens pelos ensino, tem sido de grande ajuda e esta ajudando a ser um diferencial, obrigado!

disse...

Cara passando só pra dizer que estou começando agora e me dedico todos os dias para ficar sempre melhor. Amo seu trabalho, é um dos traços mais bonitos e bem feitos que já vi! Sinto falta de mais vídeos seus no youtube, mas como descobri seu blog vou segui acompanhando por aqui. Infelizmente moro em Goiânia, mas queria fazer um dos seus Workshops para aprender a mais, de inicio pretendo me expecializar em blacwork por causa do meu estilo de desenho. Então os temas de realismo e colormetria por enquando não me atraem. Sou Designer de formação o que me ajuda muito com essas noções de cor e senso de estética. Parabéns pelo trampo"