domingo, 5 de fevereiro de 2017

Fazendo Linhas na Tatuagem ( Neo Traditional )

Olá Pessoal.

Nesse post vou mostrar um pouco do que eu faço no meu dia a dia. Até fiz uns videos (bem simples) mas espero que possa ajudar vocês que tem a dificuldade de fazer as linhas.
Sempre comento nos meus workshops que no meu ponto de vista, fazer as linhas é sem duvida uma das partes mais complexas da tatuagem. Algumas pessoas sempre me dizem que já sabem fazer linhas que o maior problema é a pintura ou fazer as sombras e sempre que mostram as fotos dos seus trabalhos eu falo: "Olha, acho que você tem que rever essa ideia de que já sabe fazer linhas". Sempre são muito ruins... muito mesmo.
Fazer linhas é preciso muita paciência, muita atenção e saber o contraste de linhas que está procurando. Nem sempre fazer linhas grossas vao ficar lindas ou mesmo fazer linhas finas vão deixar o trabalho incrível. A combinação de linhas na tatuagem enriquece ou empobrece todo o trabalho. Ter atenção e estudar a arte final vai ajudar a deixar cada vez mais profissional sua tatuagem.

Nao vou entrar no assunto decalque. Em outros posts eu ja falei como faço eles desde o desenho até passar pelo Sketchbook Pro... e como eu uso a impressora termo. Deem uma olhada nos posts mais antigos.

Essa tatuagem eu tirei a medida da perna do Rafael, do joelho até o tornozelo e em casa criei este desenho com base da ideia que ele me passou. Uma coruja e uma raposa abaixo.

Veja como o decalque é perfeitamente igual ao que eu faço no computador. Os detalhes nada se perdem e isso é o que temos que ter em mente: O tatuagem começa pelo decalque. Não podemos fazer dele algo menor ou de menos importância.








Este é o resultado do decalque... deixo em média secar por uns 15 minutos antes de começar a tatuar. Sempre lembro as pessoas que eu nao uso vaselina sobre o decalque para que ele fique sempre o mais seco possível. Vaselina ou Gel de ultrassom sempre uso apenas quando estou começando a pintar ou sombrear a tatuagem.

Mas sempre é bom lembrar que esse é o modo que eu achei para manter sempre meu decalque limpo e seco até o final da tatuagem e de modo algum estou dizendo que é o único modo ou que é esse o jeito certo de se fazer e sim, uma das milhões de formas de se fazer.













Este é o resultado que eu tive nessa primeira sessão que levou aproximadamente 3 horas.
Geralmente, numa tatuagem deste tamanho, eu separo em uma sessão de 3 horas de linha, uma segunda sessão para sombrear e uma quarta sessão para pintar. Todas de 3 horas cada sessão. Obviamente, é um tempo aproximado já que cada tatuagem tem seus imprevistos. Não mudando o tempo da minha sessão que nao passa de 3 horas.


Agora abaixo, estão os videos desta primeira fase das linhas... quando eu for sombrear-la, vou postar os videos também para voces poderem acompanhar todo o processo.












Neste video, estou usando uma maquina com 5 RL, para o sumie eu usei um batoque medio com água e sabão (o mesmo que você usa para ir limpando a tatuagem durante o processo) e pinguei 6 gotas de preto linha. A ideia é deixar as linhas visíveis depois que cicatrizar. Para realismo, eu colocaria apenas 2 gotas de preto linha para que fiquem mais claras e nao apareçam quando cicatrizada.
No Neo Trad, eu uso sempre contrastes de linhas, 11RL abertas para os Bolds, 5RL para o fine-line e o mesmo 5RL com sumie para linhas mais transparentes.





Neste outro video, estou fazendo o bold line, criando um contraste de linhas grossas, finas e linhas em sumie. Estou usando um bold line com 11RL isqueirada, quem tiver duvida sobre como abrir as agulhas ou para que servem, deem uma olhada nos posts anteriores que eu falo especificamente sobre isso. Hoje em dia, estou usando muito 11RL aberta, acho que os bold ficam muito bonitas com elas. Tenho algumas fotos de tatuagens cicatrizadas nesse estilo, feitas da mesma maneira. Vou postar e comentar nos futuros posts.

Bom, espero que ajude de alguma forma essas fotos e videos.
Eu tardo mas nao falho... Eu estou estudando muito a tatuagem, mais ainda de uns tempos para cá e tem muitas coisas que nao mais faço e outras foram adaptadas. Entao eu mesmo em contradição no que eu falo e minhas ideias mudam a cada semana... por isso eu nao escrevo tanto. Estudar é preciso, entender e evoluir... Vamos evoluir... 1% ao dia, mas todos os dias!


Lado B Escola para Tatuadores (11) 3476.1259

Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806


E está chegando o Tattoo/Con... nao deixe para ultima semana para conseguir sua vaga la.

6 comentários:

Marlon Skitter disse...

muito bom! Tem alguma dica para manter a mão firme na hora de traçar? Normalmente em partes mais "angulares" fica mais difícil nao tremer a linha!
Teria como dar uma luz sobre como tu apoia a mão a hora de fazer uma linha?

Vítor Arcanjo disse...

Don, você é absurdo irmão. Sou do Rj e suas dicas sempre me ajudam muito aqui... Espero futuramente poder ir para SP fazer um workshop com você. Obrigado pela humildade de passar o que você sabe e estar acrescentando no trabalho de pessoas que você nem imagina. Abraço, fica com Deus e sucesso.

Ivan Barbosa disse...

Só agradecer pelas suas dicas meu mano, é incrivel a trabalho que voce faz como artista.

Nane Anders disse...

Ja estava sentindo falta desse blog.
Como vc me ajuda e eu só tenho a agradecer.
Humildade e dedicação além do profissionalismo e paciência.
Esses meus 1% rendem muito com suas dicas.Obrigado de ❤

daniel disse...

Incrível!quanta informação valiosa,espero participar de algum workshop no futuro OBRIGADO!

Homem das Cavernas disse...

Obrigado André por compartilhar seu riquíssimo conhecimento, te sigo no instagram e cada post seu é um pequeno aprendizado. Parabéns pelos trabalhos e pela sua humildade em ensinar sem ganhar nada em troca.