Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Falando de Desenho - Dicas para aprender a desenhar - Parte 1 Saber Estudar

Estudo para uma Tatuagem
Para quem me conhece sabe o quanto eu me dedico diariamente ao desenho, pintura e tatuagem. Tanto que quando eu não estou fazendo um estou com certeza fazendo o outro e o mais importante que eu sempre falo nas minhas aulas, eu não quero ser artista em horário comercial como muitos por ai. Eu quero ser artista 24 horas por dia, 30 ou 31 dias do mês.

Não importa aonde você esteja, em qual feriado ou hora do dia, se você quer ser bom no que faz tem que haver dedicação. Ir a uma escola uma ou duas vezes por semana não vai te deixar bom no que faz. Aulas presenciais encurtam o caminho mas se não tiver interesse da sua parte, não terá nenhum professor por melhor que seja que possa te ensinar.


Vou te explicar de quem é a culpa por você não conseguir estudar:

A culpa é do filho, que temos que dar atenção, da esposa ou do marido que quer sair, fazer compras, ir a praia, ir a casa de parentes. A culpa é da hora que chega tarde, que sai cedo demais. A culpa é do trabalho que acumulou ou mesmo que teve q resolver durante a semana coisas que não tinha antes de resolver. Tem também a culpa do gato ou cachorro que teve que correr para o veterinário porque passaram mal. A namorada ou namorado que não gostam que você desenhe enquanto estão juntos. A viagem que você fez e que até levou o material para treinar mas na hora não conseguiu tirar nem da mala. A culpa é da saúde que você passou mal, da saúde da mae, dos filho, dos cachorros e que ainda teve que acudir o vizinho porque ele passou mal e você não pode praticar. A culpa é do time que você foi ver no estádio, dos amigos que o chamaram para uma churrascada. A praia, o carro que quebrou, o filme que teve que assistir, a vó que sumiu, o passarinho que voou.

Parece brincadeira mas eu tenho mais de 20 anos dando aulas e não escrevi nem uma minúscula fração das milhares desculpas que eu ouço todas as semanas durante esses anos.

A culpa, no final de tudo não é de mais ninguém a não ser de você mesmo. Se você não fizer por você, ninguém fará. E a maioria dos meus alunos são tatuadores mas também tem os que não são. A maioria dos tatuadores tem uma desculpa padrão: "Essa semana foi corrida e tive que fazer um monte de desenho para clientes." Como se a minha semana não tivesse sido corrida e também não ter feito desenhos para clientes. Ainda escrevi no blog, fui a academia, assisti a programas de tv, fiquei com meus amigos, com minha esposa, mas tive o meu tempo para desenhar para mim mesmo. Estudar e entender como melhorar.

Estudo para uma Tatuagem
Sempre eu comento com os alunos que se não está com tempo, acorda mais cedo e vai praticar ou dorme mais tarde mas vai praticar também. Se quer resultados mais rápidos, acorde mais cedo e durma mais tarde, mas vai estudar... todos os dias da semana. Não coloque na cabeça algo do tipo: No dia tal e tal é dia de descanso... não existe isso. Ou você quer ser um artista ou não.

E se você acha que estudou bastante essa semana, pode ter certeza que tem alguém que estudou muito, mas muito mais do que você irá estudar o mês todo. Não estou exagerando.


Para os desenhos que eu vou demonstrar aqui, eu usei um material bem barato.
Caderno Layout, Lápis 8B, Lapiseira 07 com grafite 2B, Borracha, Limpa-Tipos, Borracha Mono 2.3 (talvez o mais caro dos materiais), pincel chato e macio, esfuminho n.6, réguas e compasso.


Tudo poderá ser adaptado até porque vou demonstrar um desenho feito a lápis sobre papel. só isso. O papel layout é um papel bem barato mas eu gosto para treinar. Tem os mais caros que para fazer algo mais profissional tem melhor qualidade como o Bristol. Tem várias marcas que fazem o Bristol.

Estudo feito para uma Tatuagem
Começarei falando sobre como entender o meu processo até o resultado final.

Então, deixa de preguiça e vá estudar... coloque na cabeça que podemos sim evoluir 1% ao dia mas todos os dias. Pense sempre nisso.... até virar um mantra. Você tem que se sentir mal por não estudar, por estar ficando para trás igual a vários que você possivelmente conhece.

Bom, esse texto foi para aqueles que querem aprender a desenhar de verdade, sem o papel vegetal ou mesa de luz, não sou contra a quem usa desses recursos mas EU, André Rodrigues, quero ser mais e mais artista e não apenas um operário da tatuagem.

Até a próxima parte!


Aulas de Tatuagem, Desenho e Pintura:
Lado B Escola (11) 3476.1259


Tatuagens bacanas, com desenhos exclusivos e pessoas legais:
Don Rodrigues Tattoo
(11) 3051.3806

9 comentários:

Anônimo disse...

Poxa vida! Curti o texto!! No final do dia sempre bate uma reflexão sobre o q fiz das minhas 24h, e vejo a quantidade de tempo que perdi com bobagens, especialmente vagando pela internet, por paginas, inclusive, de artistas, no lugar de eu mesma estar exercitando e produzindo. Enfim, foi uma saculejo massa seu texto!! Valeu!!

Unknown disse...

Pqp man... Nunca vi tantas verdades .

Tom Arte disse...

É por isso que te acompanho desde 2007 nas épocas do fotolog. Sempre me animei a cada palavra e lição sua. Tanto q isso eu levo p dia a dia e me fez evoluir. Mas sei q posso mais, 1% todos os dias!!!!! Sucesso mestre. E pelo amor de DEUS, n perca esse blog de novo rs.

dom disse...

Muito bom 👏👏👏👏👏

Unknown disse...

Famoso tapa na cara sem mão, apesar de estar iniciando se fico um dia sem estudar me sinto muito mal, tava me levantando do processo de depressão que eu sofri, que me fez ficar bem menos estudioso que qualquer época da minha vida, assim que voltei a sentir minhas energias tava lendo esse texto e me fez refletir bastante, cada dia vou fazer o máximo que eu posso pra evoluir, não só 1%, é o minimo, mas quanto eu puder, obrigado irmão, já estou no aguardo da parte 2 ansiosamente, você é uma grande referência pra mim.

daniel disse...

mestre, vou sempre seguir seus passos!

Fico muito grato quando leio no seu texto, coisas que já venho fazendo de forma autonoma.

Isso me motiva muito, pois sei que estou no caminho certo!

Conto muito com suas aulas aqui e nos trechos que você divulga no instagram do lado B!

Obrigadaçooo

Unknown disse...

parabens pelo texto, concordo plenamente sigo vc des que comecei a tatuar 6 anos atraz e lembro de usar muito a teoria que precisava evoluir 1 porcento por dia, mto obrigado pelos ensinamentos ao longo desses 6 anos que eu venho acompanhando

Unknown disse...

muito bom André, vc é sempre uma grande inspiração, um forte abraço

Marcos tatuagem disse...

Muito bom André

Fico muito grato quando leio no seu texto, me motiva muito

Isso me motiva muito, pois sei que estou no caminho certo!

sempre vejo as sua dicas e aula no instagram

Obrigadaçooo