Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Tattoo Black Work Parte 3 - (Os traços finos e efeitos com a rotativa)



Nessa parte 3, vou mostrar alguns efeitos que eu fiz com a maquina rotativa e também falar sobre as linhas finas.
A maquina como eu já disse no post anterior foi uma Electra Pop. Uma máquina simples, leve e muito forte.

No vídeo abaixo eu mostro o quanto eu  gosto de deixar de agulha para fora da biqueira. Ao mesmo tempo é importante também notar a velocidade já que estou usando uma agulha 03 RL. Claro que cada parte do corpo tem uma profundidade para mais ou para menos dependendo do tanto de gordura, pele, ossos, cartilagens que encontramos pela frente. Isso é somente com a prática e claro, dicas de outros que já tatuaram áreas que vocês talvez ainda não tenham tatuado.

Uma dica simples que eu sempre falo nas oficinas de tatuagens é: quanto menos agulhas ou seja, quanto mais fina a agulha, mais superficial e mais rápida tem que se passar sobre a pele. Quanto mais agulhas ou seja, mais grossa, mais lenta e mais força se põem para que elas possam furar a pele.

Essa dica depende muito também da máquina que se está usando. Então não podemos criar uma regra fixa porém, geralmente funciona muito bem essa dica.

Pra mim, as agulhas mais finas eu considero da 03RL até a 07RL.
Da 09RL para cima eu já considero agulhas mais grossas, aonde o movimento começa apartir do 09RL a ficar mais lento. E quanto maior o numero de agulhas, mais lento o movimento.



Todas as linhas mais finas deste trabalho foram feitas com essa mesma agulha e máquina.
No vídeo abaixo dá para notar melhor a agulha e o resultado. Obviamente o resultado com essa máquina pode ser diferente se usarmos outras máquinas. Isso não quer dizer que vai ficar melhor ou pior. E por curiosidade, era a primeira vez que eu estava usando essa máquina. Então, se não fosse com ela eu poderia tentar uma outra maquina e teria algum resultado parecido. É importante entender a sua máquina e descobrir quais resultados elas darão nos seus trabalhos.




No geral, nao tem nenhum segredo em como foi realizado esse trabalho.
Abaixo eu coloquei um video mostrando um exemplo de como criar um whipshading com a maquina rotativa. Geralmente eu uso a maquina de bobina mesmo. Uma maquina de pintura com a batida mais aberta mas usando uma agulha de linha com movimentos rápidos.
Mas nessa tatuagem eu usei a própria rotativa Electra Pop. Somente tive que abaixar muito a voltagem para que ela ficasse muito lenta. Normalmente eu uso com 8 volts mas para que ficasse muito lenta eu baixei para 4 volts.

Quando eu uso maquina de bobina, eu uso com voltagem bem alta, aproximadamente 12, 13volts mas nesse caso, eu tenho que passar a agulha com muito mais rapidez para que fique esse efeito de pontilhismo nas sombras.  Vale apena tentar com a rotativa assim como a bobina.









Acho que essa parte chegou ao fim. Falei bastante sobre a maquina rotativa para fazer os traços finos e também o chamado whipshading. Esses videos, como disse anteriormente, não estão em uma ordem lógica mas somente para "ilustrar" o que eu queria dizer sobre a rotativa.
A parte 4 eu vou falar um pouco da Magnum.

Mandem suas opiniões, perguntas... quem sabe não serão as ideias para poder criar mais posts futuros?! 
No proximo post eu vou falar sobre a magnum que usei nessa mesma tattoo e finalizar sobre esse trabalho. Espero que acompanhem.

Vamos evoluir 1% ao dia mas todos os dias! Até porque, quem disse que 100% é o maximo que podemos chegar?

Abracos a todos.


Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806

7 comentários:

Unknown disse...

Obrigado por compartilhar tamanho conhecimento e técnica através da sua arte. É de muita ajuda para todos nós.

Sucesso e positividade hoje e sempre.

Morassi disse...

Parabéns Andre, pelo trabalho e por compartilhar o conhecimento.

Unknown disse...

Muuuuuito bom! Parabéns por compartilhar o seu conhecimento. Agora aprendi a fazer esses pontinhos rsrsrs vou testar!

Herbert Marques disse...

Mestre, tentei uma vez aplicar esse efeito com a minha rotativa mas não deu muito certo. minhas maquinas normalmente funcionam o 6vltz e pintura 8. Vou tentar aumentar a voltagem para ver da colé.

daniel disse...

Mestre muito obrigado seu blog é um achado!!! Continue sempre nos brindando com o seu conhecimento e o talento de ensinar!!!

Full Gore disse...

obrigado pelas dicas don! queria morar em SP e visitar o lado b...tenho muita dificuldade na parte criativa da coisa, apesar de ser um bom 'copista'... e tenho dificuldade na parte técnica tb, com meus 3 anos de tattoo, não consigo fazer trabalhos mto homogêneos (sombreado) ou com um degradê legal (nas cores)

paulo disse...

Fala mais sobre whipshading