Powered By Blogger

domingo, 14 de setembro de 2014

Dicas de como fazer sombras com sumie (Tattoo, Tatuagem)

Olá, gente! Tdo bem?! Espero q sim!

Eu fico contente pelo fato das pessoas estarem mais ativas no blog... fazendo suas perguntas e opinando. Sei q é mto dificil conseguir responder a todos mas na medida do possível vou postando algumas dicas que eu acho básico e fundamental para uma boa tatuagem.

Na postagem de hoje, falarei um pouco sobre as sombras com sumie, utilizando a mesma formula do post que eu falei sobre sumie para marcação.
Para quem tem pouca intimidade com este estilo ou mesmo para aqueles que não tem muita experiência, dá um certo nervosismo e insegurança na hora que está fazendo a tatuagem. Mas depois que se tem a experiência, tudo vai ficando mais claro.
Minha primeira experiencia com sombras feitas com sumie foi um desastre total! Achei que eu tinha escurecido demais e q tinha estragado a tatuagem do meu amigo. Orava todos os dias pedindo para que ele nunca mais aparecesse na minha casa mas depois de duas semanas ele voltou e para a minha surpresa, estava tudo muito claro... um alivio! Mas a tatuagem continuava feia.

Nesse exemplo ao lado, a vermelhidão da pele indica as áreas que vão ficar bem claras. É só pensar que, quanto mais escuro como nos cabelos, é porque o preto cobriu bem a pele e a vermelhidão não aparece, aonde está vermelho, é aonde tem o sumie bem claro. E, as áreas bem claras, são áreas que não tem pigmentação, por exemplo nos dentes e olhos que nesse caso, o brilho ou sensação do branco se dá pelo fato da pele estar aparecendo.
Eu ainda aconselho para quem não tem tanta experiência, fazer trabalhos pequenos e até em várias sessões, assim poderá ver o resultado daquilo que se fez na sessão anterior e determinar se pode ou não aumentar os valores das sombras nessa próxima sessão.






Notem como os tons mudam depois de cicatrizado

Mais um exemplo... Na primeira foto, a primeira sessão de um trabalho que eu fiz há um tempo atrás. Podem perceber a vermelhidão da pele, alguns tons bem escuros mas sempre sabendo que toda tatuagem perde um pouco após a cicatrização, por isso não podemos ter tanto medo assim se estiver o tom um pouco a cima do que queremos para o final.

Na segunda foto, depois de um mês, continuamos a sessão fazendo toda a parte de cima junto com os corvos. Podem reparar na caveira cicatrizada assim como a rosa. Tons claros e mais leve. Ja a parte de cima, toda avermelhada e novamente com os tons escuros, bem diferente da metade debaixo que cicatrizada, parece suave e homogênea.

Na terceira foto, toda a tatuagem praticamente cicatrizada depois de um mês. Todo homogêneo, suave e quem sabe ainda podendo mexer para aumentar alguns pequenos valores mas é importante se acostumar com esse tom escuro e avermelhado da pele durante o processo.

No vídeo abaixo, quis mostrar quantas vezes eu passo a máquina sobre a pele para poder ter valores iguais a esses trabalhos ai em cima. A máquina que eu estava usando era uma Micky Sharpz com 9 agulhas magnum. O sumie era o mesmo que eu mostrei no post sobre marcação com sumie. Um ponto importante é lembrar que quanto mais escuro, mais gotas dentro do batoque.



Vermelho da pele com sumie
Este é o trabalho que eu mostrei no video a cima. Foi a primeira sessão e ainda iremos fazer mais uma sessão para que possamos ver os valores que ficaram q até para saltar algumas sombras que possa ficar mais claro do que eu imaginava. Percebam novamente que no rosto está muito vermelho, foi uma área que eu usei muito mais água do que pigmento.
O legal mesmo é comprar batoques grandes ou médios, encher com a água com sabão que voces usam durante o processo de limpeza da tatuagem, encha esses batoques e pense assim:
-Um batoque cheio com água e sabão com duas gotas de preto linha.
-Um batoque cheio com água e sabão com quatro gotas de preto linha.
-Um batoque cheio com água e sabão com sete gotas de preto linha.
E assim por diante. Ah, a quantidade de preto linha dentro do batoque com água e sabão, é por conta de cada tatuador, isso vai muito da experiência de cada um por isso, a quantidade de preto é apenas uma sugestão que deverá ser testada com todo o cuidado.


Bom, espero que curta e comentem sobre o post... Como eu já disse, aos poucos vou mostrando e comentando várias outras dicas.
Vamos estudar e evoluir 1% ao dia mas todos os dias!

Grande  abraço a todos!

Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806
Lado B Estudio (11) 3476.1259

31 comentários:

Unknown disse...

Don Rodrigues, você tem sido meu guia por todo esse tempo que você tem o blog, você sempre tirou minhas dúvidas, eu só tenho que agradecer você. Sou teu fã cara e é um prazer desfrutar dos seus conhecimentos. Obrigadão meu amigo!!!!!
Eu uso o Don Marcos inspirado no Don Rodrigues!!!!

Bruno disse...

Olá André! Seu trabalho é incrível, tenho 17 anos e espero evoluir 1% todo dia para um dia poder chegar ao seu nível, você me inspira! bem minha dúvida é se ao fazer um degradê de bem escuro para um sumie bem claro, eu começo com preto puro e vou passando para tons mais claros? e quanto ao pintar, é melhor na forma circular(fazendo "bolinhas ao pintar") ou pintar como nos vídeos, mais parecido com um lápis de cor?
Agradeço desde já, um abraço! evoluir 1% ao dia, todos os dias!

Anônimo disse...

Gostei muito desse artigo cara. Obrigado por se dispor a passar essas sagradas informações.

Queria ver você ensinando sobre o preto e cinza cara. É um estilo que estou tendo dificuldade para alcançar a qualidade desejada.

Anônimo disse...

Muito bom artigo como sempre bro! Voce e iluminado bro! Obrigado mais uma vez! Poderia quando der falar sobre preto e cinza! Obrigado! Tomate N.Z.

Ricktattoosp disse...

ola boa tarde, água e sabão?

Unknown disse...

a meu amigo como eu faço pra fazer o sumi eu tenho um pronto da electrik precisa de colocar algum agente pra ficar mais claro tem como vc me ajudar eu tenho pouco tempo de tattoo eu estou querendo fazer um rosto em preto e cinza me ajuda ai

Will disse...

André vc já usou esses diluentes que tem no mercado ao invés de agua e sabão? se sim o que achou?

Tati disse...

Ontem mesmo estava estudando passagens de tons (do escuro pro mais claro) e estava buscando informações a respeito deste tópico que vc postou hj, André (cara, ajudou e MUITO a explicação que vc deu, obrigada!). Normalmente eu também diluo o preto na própria água (destilada, claro!) com sabão (tenho usado o Life Buoy), mas, numa das minhas muitas pesquisas e leituras online, vi que alguns tatuadores utilizam glicerina líquida para diluir a tinta e, assim, fazer o sumie. Eles alegam que esta mistura deixa a tinta ainda mais homogênea, com boa consistência e aplicação. Gostaria de saber sua opinião, o que você acha da glicerina líquida neste caso? Obrigada!

Unknown disse...

Pra ajudar já alguns,comece sempre do mais claro para depois escurecer,pq é mais fácil escurecer do que clarear,podem ser usado água com sabão,água destilada,eu gosto de usar soro fisiológico, mas isso vai de cada tatuador!
E André seria legal vc fazer uma postagens de cores pasteis e tals para trabalhos neotrad,estudo bastante o estilo mais ainda tenho algumas dificuldades! Abraço!

Elvis Andrade disse...

e ai Don blz?? se não for pedir muito, faz um post ai sobre como fazer stencil, os meus tão saindo muito fracos e apagam com facilidade...

Unknown disse...

Fala, André!
Seus posts são de grande valor pra muita gente. Muita gente não mora em SP e fica difícil até ir aos workshops, assim como eu.
Minha pergunta é: a água que você usá é destilada? E o que você usa pra transferir o desenho pra pele? Dettol? Stencil stuff?

Abraço, broother!

beto disse...

Valeu André muito boa suas explicações, aprendo muito com você....Ainda bem que salvei muitas páginas que vc perdeu dos post anteriores, assim da para reve-lo quando precisar...abraço

Anônimo disse...

André, mas uma vez obrigado, vc tem dado aula aqui no blog, com certeza esclareceu minhas duvidas e de alguns mais. Gostaria mto q falasse sobre o tema de abrir as agulhas com esqueiro, tenho mto interesse. mto obrigado e mto sucesso. parabéns irmão

Unknown disse...

Muito bom post! tirou muitas duvidas q ficam na cabeça na hora de sombrear. seria interessante um post sobre regulagens de maquina, tanto para traço como para sombra e pintura.

Anônimo disse...

Muito bom mano essas dicas vao ajudar bastante mais tenho dificuldade na hora da aplicação ta ficando muito marca da agulha uso mag07 alguma dica? Vlw

Tcharllys Rozembherg disse...

Don Rodrigues, seu blog é uma preciosa fonte de conhecimento. Parabéns por doar uma parte do seu tempo para ajudar as pessoas que realmente querem aprender a fazer a coisa certa. Não tenho palavras para te agradecer.
Espero poder fazer algum curso com você um dia. Estou me organizando pra isso.
Grande abraço e que Deus continue te iluminando.

Anônimo disse...

A agua com sabão não causa irritação? qual a proporção da mistura?

Unknown disse...

muito bom, frequentemente me aparecem duvidas e vejo que na internet nao tem muita materia sobre o assunto, aqui encontrei exatamente o que estava procurando

Shelf Storage disse...

Mano, seus trabalhos são incríveis!!!
Sou tatuador a dois anos, e sei me colocar em uma posição de humildade perante seu talento!!!
Gostaria de algumas dicas de como usar o "Branco", quais marcas...quais agulhas usar para melhor pigmentar!
A que eu uso é O Branco da Eletric, mas parece q fica mto apagado...
Você pode me ajudar?

DUVOODUtattoo disse...

Use stencil da helios H85 o U20 é bom porém não tão fixativo e de tom quanto este !!!

DUVOODUtattoo disse...

Use stencil da marca HELIOS H85 é extremamente forte !!!

Anônimo disse...

Oi, fiz uma tatto sombreada, mas agora quero colorir ela.É possível?

Unknown disse...

Hola bom dia meus amigos eu estou aprendendo tatuar e vi as dicas e fiquei feliz de saber sobre Tattoo que eu pensei não tinha todas essas informações muito obrigado por essas dicas

Unknown disse...

Hola bom dia meus amigos eu estou aprendendo tatuar e vi as dicas e fiquei feliz de saber sobre Tattoo que eu pensei não tinha todas essas informações muito obrigado por essas dicas

Unknown disse...

Hola bom dia meus amigos eu estou aprendendo tatuar e vi as dicas e fiquei feliz de saber sobre Tattoo que eu pensei não tinha todas essas informações muito obrigado por essas dicas

Unknown disse...

Hola bom dia meus amigos eu estou aprendendo tatuar e vi as dicas e fiquei feliz de saber sobre Tattoo que eu pensei não tinha todas essas informações muito obrigado por essas dicas

Unknown disse...

boa explicação amigo ...

Unknown disse...

Boa explicação, importante pra quem não tem muita experiência, assim como eu.

Unknown disse...

tem como passar seu whatssap amigo? massa os trampos]

Unknown disse...

Boa noite. Eu tenho uma tatuagem (sem sombras) e eu queria fazer sombra será que é possível?

Anônimo disse...

Boa Noite! da pra chegar a um trabalho desses usando somente 2 tons de preto linha diluido + um preto linha puro? ex: um batoque médio com 2 gotas de preto + água, outro com 5 gotas de preto+ água e por fim um cheio só preto linha? nesse seu trabalho da mulher com o pássaro ,você chegou a usar cinza puro,e cinza diluído no cranio? agradeço desde já! MUITO OBRIGADO!!! :)