Powered By Blogger

sábado, 9 de janeiro de 2016

Lobo Neo Traditional Tattoo

Voltei... 
Percebi que no último Post não teve muitos comentários e muitas visualizações! Mas eu sei o porque!!! A grande maioria das pessoas querem chegar ao topo mas não querem fazer toda a caminhada! Saber tatuar é apenas uma pequena fração do que eu conheço de desenho e pintura. Tatuar pra mim é muito mais do que agulhas e máquinas... PRA MIM, tatuar começa bem lá atras, aonde a grande maioria não vê... Em casa, estudando TODOS os dias. Eu não sou artista da hora que eu entro no estúdio até a hora que eu saio do estudio! Eu sou artista 24h por dia, 7 dias por semana, em feriados... Isso ninguém vê. A grande maioria das pessoas emendam feriados, a grande maioria chega em casa e vai jogar viodegame, ficar horas a fio no Facebook, vão para o bar... eu não! Eu continuo estudando. Por isso, se o ultimo post não foi interessante... eu apenas lamento! Eu sei que eu sei... E eu me considero artista e não apenas tatuador.

Depois do desabafo... vamos a tattoo:

Esse trabalho eu fiz na mão de um amigo do nosso estudio. 

Como era na mão, fiz um molde de mão no meu caderno e comecei a rascunhar uns lobos. Usei algumas fotos para conseguir pegar o maior numero de detalhes possíveis. Mas claro, colocando detalhes e ideias que vinham em minha cabeça, como a experiência de ter feito outros lobos neo trad. 




Fiz dois exemplos e sinceramente gostei dos dois modelos... eu costumo mostrar apenas aquilo que eu também gosto e não apenas porque eu fiz. Os dois lobos estao dentro de espaços que eu determinei usando minha mao como modelo.

Depois dos sketches, eu fotografei a folha e mandei para o meu computador aonde no programa Sketchbook Pro, eu finalizei para usar como decalque. Como usar o programa, eu fiz um post com video explicando passo a passo. Deem uma olhada lá.









Eu também postei um passo a passo de como eu faço os meus decalques, usando a maquina termo para conseguir a qualidade deste decalque.
Usei o estencil transfer para fazer o decalque.
















Linhas:

Nesse trabalho eu fiz em duas etapas essas linhas... a começar por essa foto.
Peguei uma maquina de linha e coloquei uma agulha de 5 (Black Cat da ElectricInk) e com preto linha diluída, eu fiz essa marcação em todo o decalque. Podem ver que tem linhas que quase não teve tinta, foi mais agua do que tinta. Essa marcação se chama Sumie. 










Linhas 2:

Depois dessa marcação, eu peguei uma outra maquina com linha de 9 (Black Cat ElectricInk) e fiz essa segunda fase das linhas. 
Percebam também que muitas linhas que eu havia feito anteriormente, deixei como estava pois eu crio vários pesos de linhas. Isso cria volume e profundidade no desenho, mesmo apenas com linhas. Em alguns pontos, eu repasso a agulha para fazer um bold-line... entao eu faço vários pesos usando o seguinte critério: Quanto mais próximo, mais grossas as linhas... quanto mais afastado, as linhas mais finas... linhas dentro de elementos, também finas. Linhas externas, mais grossas... Existem regras para se fazer boas linhas, aconselho a entenderem sobre elas. Tenho certeza que as linhas de seus trabalhos vão mudar quando souberem usar as regras.











Depois das linhas, eu faço as sombras. 
Para as sombras, eu usei uma magnum de 9 (Black Cat da Electric Ink). Apenas preto, sem diluente sem agua nem nada. Eu já postei sobre fazer sombras apenas com tinta preta. Preto linha eu uso da Everlast. Mesmo as sombras mais claras das folhas, eu usei apenas a força da mão, apenas "raspando" as agulhas sobre a pele deixando um valor tonal suave. Aonde eu quis fazer o preto, forcei mais no peso da maquina, devagar.










Cor:

Pra finalizar, as cores sobre as sombras. 
Na cor do Lobo eu usei um cinza-azulado e clareando com branco real para as pontas. 
No rosto, aonde é branco, eu sobreei com cinzas para criar volume próximo as linhas e preenchi com branco real para ficar solido o preenchimento.
Amarelo ouro nos olhos, rosa na lingua e no lacrimal. Cinza e branco nos punhais e Laranja Real nos cabos dos punhais.
O Verde das folhas foi solido, sem criar degrades. 

Resumindo; no Lobo eu fiz sombras, colocando luzes mas nos elementos como nos punhais e folhas, fiz de modo a ficar solido, para que não "brigue" com o personagem principal que é o lobo.






Bom, é isso... Foi um trabalho que eu fiz em mais ou menos 3 horas... com toda a dedicaçao, pensando em cada detalhe. Não fiz por fazer... é um trabalho pensado.
Gostaria que esse trabalho servisse de exemplo e inspiração pra todos... Como eu disse lá em cima, estudar é muito importante. Nenhum atleta vai para o jogo sem antes treinar muito, nenhum cantor sobe aos palcos sem antes ensaiar muito... 
Tatuar é questão de pratica também, desenhar, pintar, criar... se não houver esforço, não haverá resultados. Não queira ser apenas mais um... pra ser muito bom em algo, tera que abrir mão de muitas outras coisas que não soma em nada pra sua vida.

"Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude"
Augusto Cury


Vamos dedicar um pouco mais de conhecimento, fazer coisas diferentes e grandiosas... não ser apenas o mais do mesmo. A vida é muito curta para passarmos desapercebidos.

Estude, evolua 1% ao dia mas todos os dias... temos mais de 300 dias pela frente, imagina evoluir mais de 300% somente nesse ano?! Ou você prefere chegar ao final de mais um ano, olhar para trás e ver que tudo o que você fez é o mesmo de sempre. Não é apenas uma questão de escolha, mas de atitude!

Bons estudos a todos!


Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806

36 comentários:

henrique disse...

Vamos aos estudos, evoluindo a cada dia.

Unknown disse...


parabens pelo blog !! acompanho ele a uns 2 anos uma pena ter perdido todas aquelas aulas
salvei as maioria. obrigado André, muito do que eu aprendi sobre tattoo,tecnicas de desenho ,disciplina e respeito a arte eu aprendi no seu blog acompanhando suas aulas, parabéns !
se tudo correr bem esse ano esterei na sua escola

cleice disse...

Mano obrigado por mais essa aula e por dispor do seu tempo pra compartilhar seu conhecimento !jà aprendi muito e jà coloquei em pratica conhecimentos adquiridos aqui com vc,e o maior deles é valorizar o estudo !

cleice disse...

Mano obrigado por mais essa aula e por dispor do seu tempo pra compartilhar seu conhecimento !jà aprendi muito e jà coloquei em pratica conhecimentos adquiridos aqui com vc,e o maior deles é valorizar o estudo !

Unknown disse...

Top mestre, obrigada por mais essa dica.. Tem sido dificil encontrar estudos de traço, como você menciona algumas regrinhas no post.. Teria alguma dica sobre isso? In line out line bold line etc... Mais uma vez obrigada e parabéns pelos trabalhos!

Unknown disse...

valeu mais uma vez por mais uma dica foda! eu "tatuo" faz uns 3 anos e nao me dedicava, talvez ainda nao me dedique o quanto eu poderia, mas com certeza é com pensanmento e essa certeza que tu passa a todos nos que certamente nos faz evoluir! obrigado!
Marlon, RS.

Claudemir Bura disse...

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos

Guilherme Alves disse...

Parabéns pelo blog meu amigo! Tenho todos os posts impressos e estudo sempre que posso, inclusive o post sobre valores tonais tem me ajudado muito. Já fiz algumas tattoos, longe de serem tão boas quanto as suas, mais evolui bastante e assim quero continuar. Mais um tópico para estudar! Forte abraço amigo, parabéns pelo ótimo trabalho, e muito obrigado! Sucesso!

Unknown disse...

Primeiramente, lamento você ter precisado fazer esse desabafo. Valores tonais tem feito parte dos meus estudos, e só aqui achei tão bem explicado e em português. Espero que você não tenha desistido de postar a segunda parte sobre o assunto. E que venham mais materiais assim. Abraço e obrigado por compartilhar o conhecimento(uma das coisas mais valiosas que temos).

Unknown disse...

Opa, tamo aqui ainda professor, vamo que vamo, só vai se destacar quem for realmente foda na parada...
Corrida hoje, vitória amanha !!

Cláudio Jaldin disse...

Muito Obrigado!
Você é uma inspiração pra mim que estou apenas engatinhando nessa arte,obrigado por dedicar uma parte do seu tempo a ensinar e passar o conhecimento que vc adquiriu e continua adquirindo pra nós que estamos interessados em aprender e evoluir.
Um abraço sincero.
"Docendo Discimus"

Allan Leal disse...

Parabéns pela iniciativa de ajudar outros artistas a entender melhor sobre tatuagem e outras artes, acompanho seu trabalho ja faz um tempo e admiro. Obrigado

Unknown disse...

Professor eu adorei o post sobre valores tonais e espero que tenham mais sobre teorias de desenho e cores. Antes de saber a tatuar é preciso saber desenhar e isso é um conhecimento que nunca tem fim. Porque sempre temos mais coisas a aprender e melhorar. E cada detalhe faz a diferença. Com certeza todos seus posts fazem a diferença para quem acompanha.
Obrigada!

Unknown disse...

Felipe se pudesse compartilhas as aulas que tem salvas que foram perdidas com a gente seria muito bom.

Marcos Fernando Justino da Silva disse...

Muito bom!! Suas postagens têm me ajudado bastantes.

Unknown disse...

Eu quero fazer uma tatoo com simbolismo religioso no peito e ombro, tenho algumas imagens e gostaria de lhe passar para vc formular um só desenho completo, somente fazer o desenho, talvez fazer a tatoo dependendo do orçamento. há algum email ? Pois até depois do carnaval estarei viajando.

grato.

Unknown disse...

me ajuda muito seguir vc mam !!!!

Massa Tattoo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Massa Tattoo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Massa Tattoo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Massa Tattoo disse...

Cara eu acompanho o seu blog a bastante tempo e nunca comentei nada, mas hoje tive que comentar porque muitas vezes olhamos uma tattoo e imaginamos como ela foi feita e quando leio o seus postes eu percebo que, o que pensei que sabia na verdade não sei kkk foda né mas tudo bem eu sigo os seu conselho de evoluir todo dia. Don se não fosse pedir muito eu tenho uma dificuldade em desenhos coloridos do tipo new school de como aplicar tom sobre tom, exemplo: jogar chocolate em cima do vermelho para dar profundidade ao em vez do preto, você poderia um dia fazer um tutorial a respeito?
Eu lembro que no seu antigo blog tinha algumas coisas e se não me engano algo a respeito mas ai me parece que saiu do ar sem o seu consentimento e tal.
Valeu pelas dicas vc ajuda muito obrigado

Morassi disse...

Parabéns pelo blog, pela dedicação e pelo profissionalismo.

Unknown disse...

Falou tudo Don...seu blog fica cada vez melhor,está de parabéns.

Unknown disse...

Falou tudo Don...seu blog fica cada vez melhor,está de parabéns.

Unknown disse...

Olá, André! Eu percebi que você só usa máquinas de bobina, estou certa? Gostaria muito de um post falando sobre as diferenças de tatuar com máquinas de bobina ou rotativas (direct drive ou não). Para old/neotrad é melhor usar bobina ou para realismo usar rotativa... existem essas diferenciações? Se puder ajudar agradeceria muito!

Unknown disse...

ola Andre acompanho seus trabalhos e admiro sua arte e dedicação estou entrando agora no mundo das tattos e seus post estão me ajudando muito admiro seu trabalho cara^^
gostaria de mais informações sobre os cursos no lado B estúdio.

Unknown disse...

Eu adoro a forma como você explica! Ótimas dicas pra pessoas como eu que estão começando, e que decidi correr atrás do tempo perdido!!

Unknown disse...

Eu adoro a forma como você explica! Ótimas dicas pra pessoas como eu que estão começando, e que decidi correr atrás do tempo perdido!!

Unknown disse...

Eu adoro a forma como você explica! Ótimas dicas pra pessoas como eu que estão começando, e que decidi correr atrás do tempo perdido!!

Tiago Eots disse...

mais um vez , aprendo muita coisa com vc , parabens pelo trabalho espero que continue assim , disposto a compartilha a sabedoria , coisa que muitos preferem esconder ou cobrar caro pra passar.

Daniel la marca disse...

Dede faz pelo menos oito anos que acompanho seu trabalho e evolucao aqui...esse blog foi minha redencao...quando iniciei me abriu os olhos pra evolucao e quando eu cai me trouxe a salvacao ...desculpe escrever errado mas 'e teclado da gringa e nao sei usar essa merda...tenho os quatro elementos feito por vc desde a mao.. mas nao terminamos ainda...quando voltar pro brasil vc sera minha primeira visita ...abrazo
daniel la marca

Unknown disse...

Andre vc ta de parabens brother ! sua atitude de compartilhar conhecimento é digna de um artista de verdade.

Unknown disse...

Teu trabalho é demais, uma pena que só agora fui descobrir este blog.

Raian Fabião disse...

Admiro muito seu trabalho e vc como pessoa que é capaz de compartilhar esse precioso conhecimento.

Obrigado !

Unknown disse...

não acredito que encontrei aleatoriamente esse blog com tanto conhecimento disponível, inclusive sobre o estilo que me interessa muito, obrigado pelo trabalho e seguirei muitos de seus passos

Unknown disse...

não acredito que encontrei aleatoriamente esse blog com tanto conhecimento disponível, inclusive sobre o estilo que me interessa muito, obrigado pelo trabalho e seguirei muitos de seus passos